Notícias - MedSênior

Checklist da aposentadoria: o que você precisa para se aposentar


Se aposentar bem e com segurança é a meta de muitos. No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas. Para alguns, essa fase ainda está um pouco longe, já para outros, ela está cada dia mais perto. Pensando nisso, criamos um checklist da aposentadoria para você se preparar para este momento!

Muita gente pensa que estar preparado(a) para se aposentar inclui apenas saber a idade para aposentadoria, o modelo e ter em mãos os documentos necessários para dar entrada no pedido. A realidade, entretanto, é bem diferente. Mesmo que o momento ainda não esteja perto, já é hora de começar a se planejar.

Checklist da aposentadoria

Para dar início ao planejamento para se aposentar, o primeiro passo é pensar no futuro. Como você quer estar após se aposentado(a), se o orçamento estará compatível com o benefício, entre outros. Por isso, nada melhor do que ter um checklist da aposentadoria para se guiar e descobrir quais os próximos passos para se aposentar.

Confira os itens:

Idade para aposentadoria e tempo de contribuição

Um dos pontos a se preocupar na hora de se aposentar, é saber se atende aos pré-requisitos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Hoje, os dois principais tipos de aposentadoria são por idade ou tempo de contribuição

Segundo o órgão, preenche os requisitos de aposentadoria por idade quem tem:

O mínimo de 180 contribuições ao longo da vida;
Homens com idade mínima de 65 anos;
Mulheres com idade mínima de 62 anos.

Já para tempo de contribuição, os requisitos são:

Tempo mínimo de contribuição de 35 anos para homens;
Tempo mínimo de contribuição de 30 anos para mulheres;

Renda

Muitas pessoas optam por se aposentar quando ainda estão empregadas. Nesses casos, é comum que o salário seja maior que o benefício calculado pelo INSS. Por isso, ao fazer um checklist da aposentadoria, é preciso ter certeza se a renda futura se encaixa ao seu orçamento e se você pretende ou não fazer algo para complementar os ganhos. 

Poupança

Além de ter a certeza que a nova renda irá se encaixar ao orçamento quando se aposentar, também será preciso continuar pensando no futuro. Para isso, guardar parte do dinheiro é de extrema importância. Uma poupança ou fundo de investimentos fará com que o seu dinheiro renda e esteja lá para qualquer emergência. 

Novas atividades

Se aposentar implica também em ter mais tempo livre. Algumas pessoas costumam sentir uma grande diferença na rotina, principalmente no período de transição entre as duas fases. Portanto, a fase de planejamento é um bom momento para pensar no que será feito após a aposentadoria.

A fase pode ser a hora certa para tirar sonhos e vontades do papel. Escrever as memórias, se dedicar a novas atividades, como os exercícios físicos, viagens e o aprendizado de outra profissão, e tudo aquilo que já estava ou entrou nos planos.

Cuidados com a saúde

Um dos cuidados que você nunca poderá esquecer, mesmo durante a aposentadoria, é de cuidar da saúde. Assim sendo, acompanhamento médico de rotina e a escolha de um bom plano de saúde para a Geração+ devem fazer parte do checklist da aposentadoria. Com isso, você garante que a nova fase seja aproveitada com total tranquilidade e segurança. 

Geração+ informada

+ Como aproveitar o verão com saúde
+ Dicas para ter um ano mais saudável
+ Plano de saúde idoso: por que investir?
foto