Notícias - MedSênior

Como higienizar a máscara de pano


As máscaras de pano feitas em casa podem ser usadas como uma medida voluntária adicional de saúde pública, pois, segundo a Anvisa, elas reduzem as incidências de infecções. Aqui no blog do MedSênior, já mostramos a importância da máscara caseira para ajudar na prevenção da Covid-19. Neste post, você acompanhará dicas de como higienizar e manter sua máscara limpa e eficaz na batalha contra o coronavírus. Que tal se informar com nossas dicas e se manter mais seguro?

Qual é o tempo de troca e como deve ser a lavagem da máscara de pano?
Segundo Flávia Roberta, enfermeira da MedSênior, as máscaras devem ser manipuladas sempre pelas alças e é necessário evitar o toque na parte externa. “O uso de máscaras se tornou essencial no nosso dia a dia, por isso, elas precisam ser trocadas, no máximo, a cada 4 horas. Caso estejam úmidas antes desse tempo, é necessário realizar a sua substituição. Além disso, a  higienização deve ser feita a cada uso com água e sabão neutro”, orienta Flávia.

Proteção da máscara de pano
A proteção da máscara de pano tem função de barreira mecânica. O efeito protetor da dupla camada de tecido é por meio da combinação do potencial de bloqueio da transmissão das gotículas. A máscara caseira deve ser feita nas medidas corretas de quem for utilizar e, cobrir totalmente a boca e nariz, sem sobrar espaços laterais.

#DicaDoMedSênior: jamais toque a face da máscara durante seu uso, ajuste-a sempre pelo elástico. Lembre-se também de lavar as mãos antes de sua colocação e após sua retirada. Ok?

Como higienizar a máscara de pano?
As máscaras caseiras devem ser lavadas e podem ser reutilizadas regularmente, mas, o recomendável é evitar mais que 30 (trinta) lavagens. Confira outras dicas que selecionamos para você:
1. Lave previamente com água corrente e sabão neutro;
2. Lave a máscara separadamente de outras roupas;
3. Deixe-a de molho em uma solução de água com água sanitária por 20 a 30 minutos, você pode diluir de 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água;
4. Enxague bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante;
5. Evite torcer a máscara com força e deixe-a secar;
6. Após secar, você pode, se quiser, passá-la com um ferro de passar. Pronto!
 
#DicaDaMedSênior: ao retirar a máscara para se alimentar, lembre-se de nunca deixá-la no queixo, pois pode ser fonte de contaminação. Além disso, é necessário sempre realizar a higienização das mãos ao tocar a parte externa da máscara.
 
Conheça mais o nosso blog
 
Gostou do post? Confira outros conteúdos preparados para você!
Como fazer máscara de tecido em casa?
Como manter o autocuidado e a autoestima durante a quarentena?

Fonte: Flávia Roberta Soares Rodrigues - COREN ES 129727
foto
MedSênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Rua Pedro Fonseca, 170 - Monte Belo
Vitória - ES, CEP 29.053-280
ANS TISS Demonstrações Contábeis