Notícias - MedSênior

Como realizar tarefas domésticas sem prejudicar a postura


Está na hora de fazer uma autoanálise! Como está a sua postura neste exato momento lendo este texto? Se você estiver muito curvado para frente, talvez não seja um bom sinal.
 
Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como manter a postura correta para limpar sua casa? Então, continue lendo este post!
 
Saiba como cuidar da saúde da sua coluna
 
Manter uma postura adequada é tão essencial para o nosso bem-estar quanto cuidar da alimentação e se exercitar. Segundo o Ministério da Saúde, 18,5% da população tem alguma doença crônica na coluna e, geralmente, essas doenças estão diretamente ligadas à má postura. Por isso, preste sempre atenção aos sinais que o corpo apresenta, principalmente, aquelas insistentes dores na coluna.
 
O cuidado com a postura precisa ser diário. Desde como nos acomodamos nas cadeiras, caminhamos e, principalmente, quando praticamos algum esforço físico. Um momento de atenção é quando realizamos atividades domésticas, pois são diárias, repetitivas e exigem um esforço intenso da nossa musculatura.
 
Pensando nisso, separamos algumas dicas no Blog de como ter uma postura correta enquanto está arrumando a sua casa.
 
  1. Atenção ao varrer sua casa
Evite curvar a coluna para frente ao varrer o chão e ficar com o tronco completamente inclinado. Busque utilizar uma vassoura de cabo curto, além disso, sempre observe se a sua altura condiz com altura do cabo da vassoura.
 
  1. Vai levantar algum móvel pesado? Tenha cuidado!
Sempre tente flexionar as pernas para elevar um objeto pesado do chão, além disso, opte por não carregar o peso em um só lado.
 
  1. Mais cuidado ao passar roupa!
Quando estiver passando roupa, atente-se à altura da mesa. Veja se ela é ideal para que você não precise se inclinar enquanto realiza a atividade.
 
  1. Lave vasilhas apoiando os pés
Geralmente, ficamos muito tempo em pé ao lavar vasilhas, quando você estiver nesses momentos, busque utilizar um pequeno suporte para apoiar alternadamente sob os pés.
 
Ter uma postura correta é uma das principais ações para prevenir dores nas costas, doenças e , até mesmo, para cuidar de questões como autoestima e melhorar a qualidade de vida. No entanto, não existe uma regra geral de boa postura para todos, por isso, converse com o seu médico e descubra qual é a sua postura ideal.
 
Gostou desse conteúdo? Então, fique por aqui porque temos vários outros que podem te interessar!
 

5 mitos e verdades sobre envelhecimento

Como aproveitar o verão com saúde

 Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575.
foto
Medsênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Rua Pedro Fonseca, 170 - Monte Belo
Vitória - ES, CEP 29.053-280
ANS TISS Demonstrações Contábeis