Notícias - MedSênior

Composteira doméstica: faça você mesmo!


Com o isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, a geração de resíduos passou a ser o centro das discussões sobre sustentabilidade. Se por um lado é possível notar a diminuição de lixo nas ruas e praias, por outro, nota-se aumento na geração de lixo doméstico, que, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cresceu em 20%.
 
Uma alternativa para diminuir a produção de lixo domiciliar é a composteira doméstica - método que permite transformar restos de alimentos em adubo fértil. No post de hoje, nós, do blog do MedSênior, vamos te ensinar o passo a passo de como fazer uma composteira doméstica e, dessa forma, te ajudar a contribuir positivamente com a natureza e manter a mente ocupada com uma experiência nova. Vamos conferir?
 
Benefícios da composteira doméstica
 
A composteira doméstica é capaz de diminuir a quantidade de resíduos encaminhados aos aterros sanitários e lixões e ainda reduzir a emissão de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa. Essa técnica de reciclagem orgânica é viável tanto para quem mora em casa, quanto em apartamento. A seguir, confira o passo a passo.
 
#DicaMedSênior: o canal Casa de Verdade, explica como fazer uma composteira doméstica. Vale conferir!
 
Materiais necessários
 
  • Uma caixa organizadora pequena com tampa;
  • Duas caixas organizadoras grandes;
  • Furadeira;
  • Fita métrica;
  • Torneira;
  • Uma tábua de madeira da medida do fundo da caixa grande;
  • Quatro pés de móveis.
 
Passo 1
 
Faça vários furos, com distância de 2 cm entre eles, no fundo da caixa pequena e na tampa. Em uma das caixas grandes, fure o fundo e as laterais bem perto da borda e na outra, abra um furo para encaixar a torneira. Empilhe as caixas de maneira que a caixa com torneira fique embaixo e a caixa pequena seja a primeira.
 
Passo 2
 
Usando a tábua de madeira e os pés para móveis, monte um suporte para a composteira. Dessa forma, ela ficará mais alta, o que pode facilitar o seu dia a dia ;)
 
Passo 3
 
Com a composteira devidamente instalada no suporte, escolha um lugar arejado e que não pegue sol direto para deixá-la. Forre o fundo das caixa digestoras - superiores - com folhas secas ou serragem e, aos poucos, coloque resíduos orgânicos e cubra-os com matéria seca. Para acelerar o processo, você pode usar minhocas específicas para compostagem, como a californiana.
 
Gostou do conteúdo? O MedSênior preparou muitos outros para você! Confira: 

Quarentena: tutoriais para passar o tempo em casa 
Dicas de higienização dos alimentos em época de Covid-19

 

 

 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente.
foto
MedSênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Rua Pedro Fonseca, 170 - Monte Belo
Vitória - ES, CEP 29.053-280
ANS TISS Demonstrações Contábeis