Notícias - MedSênior

Conheça 5 alimentos para prevenir doenças e comer melhor


Chegar à Geração+ mais com saúde e disposição é a meta de muita gente. Para isso, comer melhor, investindo em uma alimentação saudável, é essencial. Que tal começar a pensar no futuro? A MedSênior preparou 5 alimentos que previnem doenças para incluir na dieta já.
 
As escolhas alimentares ao longo da vida podem tanto ajudar o corpo a prevenir doenças, o protegendo, quanto ter o efeito contrário, o tornando mais propenso a enfermidades como a diabetes e o câncer, por exemplo. O abuso de alimentos ultraprocessados e o sedentarismo, ao longo dos anos, podem impactar diretamente nesse cenário.
 
A alimentação saudável como forma de prevenção é, inclusive, defendida pelo Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Para eles, comer melhor significa uma dieta mais natural, com a inclusão de vegetais, legumes e frutas, e itens como feijão e cereais.
 
Ao todo, o indicado é consumir pelo menos 400g de vegetais por dia. Por isso, comer melhor deve ser um objetivo a ser alcançado, mesmo que aos poucos. Com algumas mudanças de hábito e a inclusão de alimentos saudáveis, o paciente terá na dieta uma grande aliada na prevenção de doenças.


5 para incluir na dieta e comer melhor

Castanha-do-Pará

De acordo com a revista Exame, as Castanhas-do-Pará, são ricas em gorduras boas, vitaminas do complexo B e zinco. A oleaginosa também traz benefícios para o organismo, agindo como um desintoxicante, a memória, a imunidade e ajuda a controlar as taxas de colesterol.

Aveia

Para comer melhor, e importante ter no cardápio cereais. É o caso da aveia, que é rica em fibras e potássio. Além de melhorar as funções intestinais, o alimento ajuda a controlar o colesterol e a prevenir doenças do coração, já que funciona limpando as artérias.

Água de coco

Uma alimentação saudável também deve ser voltada para a hidratação do corpo. Segundo a revista Super Interessante, a água de coco é rica em vitamina C, potássio e até cálcio. Por isso, comer melhor também significa ter uma atenção maior com a reposição de líquidos.
 
Além disso, a água de coco funciona ainda como um ótimo repositor de eletrólitos, um dos responsáveis por manter o corpo hidratado. Ela repõe nutrientes e é uma boa opção para quem faz exercícios físicos.

Morangos

Dentro da categoria de frutas vermelhas, conhecidas pelas substâncias anti inflamatórias, os morangos, assim como as demais frutas de coloração avermelhada, é rico em antioxidantes, e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e no envelhecimento da pele.

Azeite de oliva virgem e extra virgem

Os óleos virgens e extra virgens, como o azeite, são ideais para o preparo ou acompanhamento dos alimentos. Capaz de combater os radicais livres, ele também tem como função a regulação do colesterol e a prevenção às doenças degenerativas.
 

Dicas para uma alimentação saudável

Não é só os alimentos que ajudam o paciente a comer melhor e prevenir doenças. Alguns hábitos podem ser essenciais para que a vida saudável se torne uma rotina. O Saúde Brasil, do Governo Federal, listou alguns deles:
 
  • A base alimentar deve ser feita com alimentos orgânicos ou pouco processados;
  • Dosar o uso e a ingestão de alimentos processados;
  • A hora de comer deve ter tempo suficiente para ser feita de forma tranquila e no espaço necessário;
  • Caso coma fora, opte por locais que preparem a comida na hora;
  • Cheque todas as informações que recebe sobre alimentos e alimentação saudável.
 
Agora que você já sabe quais alimentos e hábitos priorizar para comer bem, é hora de colocar as dicas da MedSênior em prática e ter uma alimentação saudável!
foto