Notícias - MedSênior

Geração+: saiba como realizar um planejamento financeiro


O planejamento financeiro é um dos passos mais importantes para garantir um envelhecimento saudável. Investir em um bom plano de saúde, praticar exercícios e realizar viagens são umas das principais metas para a maioria das pessoas, o melhor ainda é garantir tudo isso sem prejudicar o orçamento.
 
Segundo pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 45% dos brasileiros não fazem o controle efetivo das próprias finanças. Pensando nisso, o Blog da MedSênior separou algumas dicas para você se organizar melhor e começar oficialmente  2020 com o orçamento em dia.
 
Gostou? Então, mãos à obra e continue lendo o post!
 
Como fazer um planejamento financeiro
 
Definir as suas prioridades é o primeiro passo para iniciar um planejamento financeiro. Gastos com um plano de saúde de qualidade, alimentação, medicamentos e, claro, o lazer precisam ser alguns dos elementos principais do seu orçamento. Dessa forma, o envelhecimento saudável é garantido.
 
 
Após definir as prioridades, está na hora de analisar a sua realidade. Atente-se a esse passo a passo.
 
  1. Saiba o quanto ganha e gasta por mês
Entender a relação do quanto gasta e ganha por mês é primordial para ter as contas em dia. Ao controlar o seus gastos e estar atento à sua realidade, surpresas no final do mês podem ser evitadas.
 
  1. Determine um método de controle
Aplicativo em celular, planilha no computador, caderno de anotações, tudo vale! O importante é organizar as informações de forma clara e fácil de consultar. Escolha o método que mais se encaixa em sua realidade e deixe tudo à vista!
 
  1. Estabeleça um orçamento pessoal
Depois de entender o seu orçamento e deixar essas informações de forma clara, chegou a hora de você definir uma meta pessoal de quanto gastará mensalmente. Seja estratégico e deixe as suas despesas dentro do limite de 30% do que você ganha. Dessa forma, será possível realizar um controle e acompanhar as suas evoluções.
 
  1. Análise quais são os gastos desnecessários
Com o “relatório” do mês fechado, é hora de se atentar ao que for gasto desnecessário. Ao final de cada mês dê uma olhada na sua planilha de despesas e reflita! Às vezes, você pode cortar alguns gastos e investir naquela tão almejada viagem.
 
#DicaDaMedSênior
 
Sempre se planeje! Realizar pesquisas antes de fazer compras pode gerar uma economia significativa. Use a internet ao seu favor!
Já que conheceu nosso blog, fique por aqui e confira outros conteúdos exclusivos! 
Tudo o que você precisa saber sobre os planos de saúde da MedSênior
foto