Notícias - MedSênior

Quando devo me aposentar? Saiba a hora certa de tomar essa decisão!


Quando devo me aposentar? Essa é uma dúvida muito comum para quem está chegando nessa etapa da vida. Ainda assim, é também normal que ao pensarmos sobre o assunto, o foco seja em itens como a idade ou em parar de trabalhar. Mas essa é uma decisão que vai além e deve ser bem planejada. Saiba mais neste post!

A ideia de se aposentar é bastante voltada para ter mais tempo, descansar e aproveitar a vida. De fato, essa é uma das melhores maneiras de curtir essa fase. Mas existe um momento ou uma idade correta para fazer essa escolha?  A decisão causa uma grande transformação na rotina, que nem sempre é fácil de lidar, e por isso deve ser bem pensada.

Geralmente dividida em dois meios: a aposentadoria por idade e a por tempo de serviço, ela começa a ser pensada por volta dos 60 anos. Mas há regras. Confira as principais:

Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade ocorre quando o beneficiário já atingiu a faixa etária considerada ideal pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, também é necessário ter:
  • O mínimo de 180 contribuições ao longo da vida;
  • Para homens: o mínimo de 65 anos;
  • Para mulheres: o mínimo de 62 anos.

Aposentadoria por tempo de serviço

Já na aposentadoria por tempo de serviço, o que conta é o período em que o beneficiário contribuiu ao longo da vida profissional. Com isso, as regras ficam: 
  • Ter um tempo de contribuição mínimo de 35 anos para homens;
  • Ter um tempo de contribuição mínimo de 30 anos para mulheres.
Mesmo que a aposentadoria passe a ser pensada apenas quando ela está perto de acontecer, a verdade é que o processo de escolha entre se aposentar ou não vai muito além. Dessa maneira, passa por pontos como a realização profissional, a qualidade de vida e até a falta de objetivos a serem conquistados.

Leia também: como ter uma posentadoria feliz?

Afinal, quando devo me aposentar?

Se aposentar ou não é uma decisão pessoal e que não tem uma data certa. Tudo dependerá de fatores como a idade, os planos para o futuro e o momento que você estará vivendo. 

Por estarmos condicionados a chegar nessa fase algum dia, nem sequer cogitamos a possibilidade de estender a vida profissional, por exemplo. Outro fator pouco falado ao pensar em quando devo me aposentar, são as mudanças que a decisão traz consigo. 

Algumas pessoas sentem a mudança e nem sempre lidam bem com um tempo ocioso maior e a falta de um objetivo claro. Com isso, além de ter um bom planejamento financeiro, também será necessário cuidar do psicológico e planejar os próximos passos.

Assim, antes de tomar uma decisão, devemos levar em conta:
  • O aumento da quantidade de tempo ocioso;
  • A diminuição de renda;
  • Os objetivos que temos para o futuro;
  • A possibilidade de tentar uma nova profissão ou hobbie;
  • Estender a carreira profissional.

Como me planejar financeiramente para este período?

Quando nos aposentamos, o nosso poder econômico tende a diminuir e outros tipos de despesas podem mudar o orçamento. Além disso, é importante ter uma reserva para não ser pego(a) de surpresa e se permitir viver essa fase com mais tranquilidade.

Para fazer esse planejamento e conseguir economizar dinheiro, é preciso, primeiro, definir as suas prioridades. Depois, é hora de colocar no papel os gastos e a renda mensais. 

Com todas essas informações, o próximo passo consistirá em definir quais gastos atuais podem ser evitados ou diminuídos e o quanto você pretende gastar por mês. A partir daí, ficará muito mais rápido e prático ter um controle das suas finanças.

Devo adiar a aposentadoria?

Além de motivos financeiros, muitos outros fatores podem levar a essa escolha. Adiar a aposentadoria não precisa ser visto como um erro ou algo ou pouco efetivo. Se você ainda se sente ativo(a) ou tem objetivos a serem realizados na carreira, a possibilidade deve ser analisada.

Por outro lado, se aposentar de sua principal profissão não deve necessariamente significar parar. Há ainda a possibilidade de mudar de área ou de tentar uma segunda carreira, que você sempre sonhou, mas talvez nunca tenha tentado. 

Com uma nova fase podendo começar, é hora também de realizar alguns sonhos e tirar planos do papel. Aproveite!

Me aposentei: e agora?

Se você já se aposentou, é hora de olhar para as diversas possibilidades que essa nova etapa da vida pode trazer. Agora você pode enfim deixar de lado os pensamentos sobre quando devo me aposentar e focar em atividades que te deem prazer e permitam aproveitar cada momento.

Que tal começar a pensar em algumas dessas atividades. Você pode:
  • Começar a praticar atividades físicas;
  • Aprender um novo idioma;
  • Voltar a estudar;
  • Viajar mais;
  • Pratique trabalho voluntário;
  • Aproveite a tecnologia para socializar e adquirir novos conhecimentos.

Geração+ informada 
foto