Notícias - MedSênior

Saiba quais itens devem ser higienizados para manter sua segurança


Estudos recentes ainda não conseguiram desvendar de forma exata como o novo coronavírus pode se propagar e sobreviver, tanto no ar como nas superfícies. Por isso, é de extrema importância redobrar os cuidados com a higienização dos objetos pessoais, seja participante do grupo de risco ou não. Pensando nisso, nós, do blog do MedSênior, vamos indicar quais os objetos devem ser limpos sempre que usados. Convidamos você a continuar essa leitura e praticar as medidas de segurança no seu dia a dia. Quer saber mais? Vamos lá.
 
Onde pode estar as armadilhas?
Como uma das formas de contágio do coronavírus é através do contato, a casa pode ser um lugar com armadilhas em formato de locais infectados, já que o vírus pode sobreviver em superfícies como mesas, celulares, computadores, brinquedos, alimentos etc. Além de ter o corpo humano como hospedeiro, que pode transmitir pelo contato de mão, gotículas de saliva ou espirro. Por isso o cuidado ao chegar em casa deve ser redobrado, para que o lar continue seguro e não se torne local de propagação do vírus.

Qual a rotina segura ao chegar em casa?
Para evitar que bactérias e vírus da rua entrem para dentro de casa, é preciso delimitar um local logo na entrada para deixar seus pertences, como sapatos, jaquetas, mochilas, bolsas. Além de higienizar os objetos pessoais que mantêm contato direto rotineiramente, como os celulares, fones de ouvido e tablets. Outro passo importante antes de tocar em algo é lavar bem as mãos com água e sabão e, antes de sentar para relaxar, opte por um banho.

O que deve ser higienizado na cozinha?
Os alimentos e industrializados vindos da feira ou do supermercado também podem trazer riscos, por esse motivo toda compra deve ser higienizada ao chegar, antes mesmo de ir para a despensa.
 
As melhores formas de limpar os alimentos
  • Use uma solução de vinagre diluído em água para lavar as frutas, verduras e legumes. É preciso que fique de molho durante 15 minutos, após esse tempo, lave em água corrente e armazene na geladeira em uma vasilha com tampa;
  • Os alimentos industrializados ou que são mantidos em pote e latas devem ser higienizados com um pano úmido de álcool 70% ou uma solução de cloro com água;
#DicaDoMedSênior: É importante lembrar que a higienização de alimentos e objetos devem ser feitas em um lugar seguro, para o caso de algum alimento estar infectado, não contagiar o ambiente.
 
Geração + protegida e informada
Sabia que aqui no Blog da MedSênior existem outros conteúdos interessantes como esse? Confira os nossos posts!

Quais são as doenças que tornam alguém grupo de risco da Covid-19?
Como higienizar a máscara de pano
 
Fonte: Fiocruz
foto