Central de Atendimento: 4007-2001 Pronto Atendimento Virtual: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS | RJ | SP
-->

Notícias - MedSênior

Sono x idade: veja 5 dicas infalíveis para dormir bem


Quem não gosta de dormir bem? Esse é um momento muito importante para o funcionamento do corpo, que o utiliza para repor as energias e descansar. Entretanto, fatores como a idade, o peso, os hormônios e até a própria menopausa podem alterar completamente a maneira que dormimos. Confira 5 dicas infalíveis para dormir bem e melhorar o sono.

Conforme ficamos mais velhos, a tendência é que a qualidade do sono já não seja mais a mesma. Com o avanço da idade, dormir bem passa a ser menos comum. Mesmo sem perceber, as pessoas acabam tendo o sono profundo substituído por um mais leve e curto. Isso ocorre porque é nessa fase que disfunções hormonais e distúrbios do sono, como a apneia, começam a surgir.

Para as mulheres na menopausa ou na pós-menopausa, dormir bem também se torna uma tarefa mais complicada. Esse é um período em que os níveis sanguíneos se alteram, principalmente os de estradiol. As mudanças mexem também com os neurotransmissores de serotonina e dopamina, que, por sua vez, têm uma ligação direta com a regulação do sono feminino. 

Assim, passa a ser muito comum momentos de insônia ou em que elas acordem no meio da noite e não consigam voltar a dormir.

Não há um caminho exato para como dormir mais rápido ou até mesmo manter o sono profundo por mais tempo, afinal, cada pessoa tem uma rotina noturna particular. Entretanto, há algumas dicas que você pode colocar em prática para dormir bem. Confira 5 delas:
 

Sem eletrônicos 


A luz dos aparelhos eletrônicos, quando direcionada ao rosto e aos olhos por muito tempo, além de causar problemas oftalmológicos, também bloqueia a produção de melatonina, hormônio que informa ao corpo que está na hora de dormir. Por isso, para dormir bem, o ideal é não se expor aos aparelhos antes do repouso.

Vá para a cama quando estiver com sono


Busque ir para a cama somente quando realmente estiver com sono. Isso evitará que passe a rolar na cama, seja tentado(a) a mexer no celular, por exemplo, ou se distraia com alguma outra coisa que não o ato de dormir. A prática também permitirá dormir mais rápido.

Evite barulhos e luzes


Algumas pessoas se distraem facilmente ou simplesmente têm dificuldade para dormir com barulhos e luzes. Por isso, o ideal, para quem quer dormir bem e alcançar o sono profundo, é buscar o silêncio e o escuro na hora em que decidir ir para a cama.

Leia


A leitura, desde que neutra, sem exigir grande raciocínio sobre, costuma funcionar como um relaxamento pré-sono, estimulando a chegada dele. Dar início ou continuidade a um livro leve antes de ir para cama pode ser um bom hábito a ser mantido a longo prazo. 

Meditação


Para outras pessoas, estar relaxado(a) ou até mesmo sem a ansiedade provocada pelas tentativas frustradas de dormir bem, facilita o objetivo de como dormir mais rápido. Com isso, itens como a meditação antes de se deitar podem ser grandes aliados do sono profundo e de uma rotina mais regrada ao dormir.

Geração + informada

+ Sono e pandemia: como dormir melhor neste período?

+ Dicas para cuidar da saúde mental durante a quarentena

 

foto