Notícias - MedSênior

Vamos conversar sobre Novembro Azul?


O Novembro Azul é um movimento mundial para tratar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata - o segundo tipo que mais acomete homens brasileiros. Nós, da MedSênior, abraçamos a essa causa!
 
Os dados do câncer de próstata no Brasil
 
Segundo dados da Fundação do Câncer, este é o segundo tumor mais incidente em homens no país - fica atrás somente do de pele não melanoma. Somente em 2018, estima-se que foram cerca de 68.220 casos no país.
 
Os sintomas do câncer de próstata
 
Fique atento, caso venha a perceber sinais como dificuldade em urinar ou presença de sangue, diminuição do jato de urina, dores nos ossos, infecção generalizada ou insuficiência renal e perda de peso sem motivo aparente. 
 
Sobre a prevenção do câncer de próstata
 
O exame de PSA é fundamental no processo de prevenção, quando há sinais e sintomas. Ele pode indicar alertas como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e o câncer. O toque retal e a dosagem do PSA são primordiais para indicar a necessidade biópsia da próstata.
 
Pacientes com história familiar positiva para câncer de próstata em pai, irmãos ou filhos (principalmente se antes dos 60 anos), têm risco aumentado. Homens com história familiar para neoplasia de mama e ovário hereditário, também.
 
“Outros fatores, como o excesso de gordura corporal, aumentam o risco de câncer de próstata avançado. Exposições à aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata” - comenta nosso oncologista, Dr.André Tofoli.
 
Recomendações importantes
 
A melhor recomendação é que todos os homens com 50 anos ou mais procurem o urologista para discutir sobre os prós e contras da realização dos exames de detecção precoce.
 
  • Homens com história familiar positiva ou negros devem procurar seu médico após os 45 anos.
 
  • O intervalo para realização dos exames deverá ser definido pelo urologista, dependendo de caso a caso e geralmente será interrompido aos 75 anos, salvo exceções.
 
Fonte: Dr.André Tofoli, oncologista MedSênior. CRM: 10100929
foto
Medsênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Rua Pedro Fonseca, 170 - Monte Belo
Vitória - ES, CEP 29.053-280
ANS TISS Demonstrações Contábeis