Notícias - MedSênior

Você sabe o que é apneia do sono?


A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), popularmente chamada de apneia do sono, é um distúrbio que causa a parada total ou parcial de respiração no período em que a pessoa está dormindo. A respiração é impedida devido ao relaxamento dos músculos da garganta e, dessa forma, é ocasionado um bloqueio temporário nas vias aéreas.
 
Esse distúrbio do sono tem como sintoma mais popular o ronco alto, no entanto, boca seca, repetidos despertares e sonolência diurna também podem estar associados a essa doença. Além disso, existem 3 tipos de apneia do sono. Confira quais são!
 
1. Apneia obstrutiva do sono (AOS)
 
A apneia obstrutiva do sono é o tipo que mais afeta a população. Caracterizada pela obstrução nas vias aéreas superiores (nariz ou garganta), esse distúrbio provoca uma vibração na garganta, ocasionando o barulho do ronco.
 
Além disso, a apneia obstrutiva do sono pode ser causada por outros motivos, como por exemplo, pelo peso do pescoço, amígdalas inflamadas (ou outras causas temporárias) e razões estruturais que também podem causar a obstrução da passagem de ar, tais como a forma do nariz, do pescoço ou da mandíbula.
 
2. Apneia central do sono (ACS)
A apneia central também é causada devido a obstrução nas vias aéreas, no entanto, esse fator é gerado por causa de uma deficiência no tronco.
Esse tipo de distúrbio do sono é caracterizado por pausas respiratórias devido a uma falha na comunicação entre o cérebro e o corpo. Por isso, caso a doença não seja tratada, é possível que haja períodos mais extensos de paradas respiratórias, além de chances maiores de sequelas em um período menor.
 
3. Apneia mista do sono
A apneia mista do sono é o tipo mais raro da doença. Como o seu próprio nome sugere, esse distúrbio é uma mistura de apneia central do sono com a obstrutiva do sono.
Esse tipo de apneia é causado pela falta de sinal entre o cérebro e o corpo, dessa forma, é ocasionada a diminuição do controle da respiração.
 
Como diagnosticar os diversos tipos de apneia?
 
No diagnóstico da apneia do sono, por meio da polissonografia, é possível identificar o tipo especificado: apneia obstrutiva do sono (AOS), apneia central do sono (ACS) e apneia mista do sono.  A diferença entre os tipos de apneia está no fator que desencadeia o distúrbio durante o sono. Lembre-se, distúrbios no sono não são normais, requerem tratamento e podem interferir na saúde.
 
Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575. 
 
Gostou do nosso conteúdo? Então, veja mais posts!
 
foto
Medsênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Rua Pedro Fonseca, 170 - Monte Belo
Vitória - ES, CEP 29.053-280
ANS TISS Demonstrações Contábeis