Notícias - MedSênior

10 mandamentos da Geração+ para viver bem


Viver bem é o desejo de todos! Mas, será que existe algum segredo ou receita para uma vida longa, saudável e feliz? O blog do MedSênior traz os 10 mandamentos da Geração+ para viver bem. Quer fazer parte do grupo que aproveita a vida e sabe que ela está apenas começando? Continue a leitura. Aí vai um spoiler: o segredo está em você! Confira:
 
1. Tenha uma alimentação saudável

Saúde começa pela boca! A alimentação reflete diretamente na qualidade de vida. Ter uma dieta baseada em alimentos saudáveis nos afasta de doenças, dá mais disposição, proporciona o equilíbrio hormonal, fortalece o sistema imunológico, fornece energia e, claro, promove a longevidade.
 
2. Adote um pet

Pesquisas revelam que ter um animalzinho em casa reduz o estresse, ajuda a combater a depressão. Uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, revelou que, criar um bicho em casa ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides. E ainda você ganha um amigo para todas as horas.
 
3. Conecte-se mais com pessoas que você gosta
 
Ter relações sociais contribui para a manutenção de uma autoestima saudável. Um estudo publicado em 2015 no jornal Heart mostrou que o isolamento aumenta os riscos de doença coronária do coração em 29% e de infarto em 32%. Faça amigos, converse com as pessoas que você gosta, promova interação, distraia-se, mesmo que seja por ligação ou videochamada.
 
4. Livre-se dos vícios

Todo o vício é prejudicial, evite-os. Largue o cigarro, evite o álcool, jogos de azar, tecnologia, tudo em excesso faz mal. O que acha de substituir tudo isso por hobbies saudáveis? Faça atividades que despertem prazer, exercite-se, em pouco tempo notará o ganho em saúde.
 
5. Seja gentil, espalhe sorrisos
 
Gentileza gera gentileza. Ser gentil é algo maravilhoso, sorria sempre, trate os outros da maneira que gostaria de ser tratado. Recebemos o que emitimos, então, sorria! Você receberá muitos sorrisos de volta. Energias boas fazem bem e contagiam.
 
6. Durma bem

O sono nos revigora, nos dá ânimo novo. O momento do sono é quando o corpo recebe uma espécie de “manutenção” no organismo. Dormir também é saúde. Recomenda-se 8 horas de sono por noite.
 
7. Cuide do corpo, mente e espírito
 
Exercite-se, alongue-se, mexa-se, também medite e pratique ioga. É comprovado cientificamente que cerca de 8 a 12 minutos de meditação por dia já bastam para relaxar a mente, corpo e espírito. Faça com que seu corpo e mente trabalhem em harmonia.
 
8. Tome sol
 
Antes das 10h e depois das 16h, horários de menor incidência solar, se expor ao astro-rei faz muito bem. A luz solar é essencial para produzir e melhorar a absorção de nutrientes fundamentais ao corpo, como cálcio e vitamina D.
 
9. Entre em contato com a natureza
 
Por que não se desconectar da correria do mundo, da tecnologia e se conectar à natureza de vez em quando? Visite parques, respire ar puro, faça uma horta em casa e aprecie paisagens naturais. O mundo é lindo!
  
10. Tenha momentos de lazer
 
Quem disse que não existe lazer na terceira idade? A Geração+ tem diversas opções para se divertir e distrair: cinema e teatro, ler livros, jogos interativos, jogos de tabuleiro com a família, dança, entre outros, opções não faltam para levar a vida de um jeito mais leve.
  
Que tal adotar nossas dicas e levar a vida de uma maneira mais saudável? Conte com o MedSênior para ter uma vida melhor!
 
Confira mais conteúdos do blog do MedSênior para uma vida melhor:
 
Dicas para cuidar da sua saúde mental durante a quarentena

Dia Nacional da Saúde e Nutrição: que tal repensar sua alimentação?

Como turbinar seu cérebro?
  
Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575.
foto