Central de Atendimento: 4007-2001
Marcação de Consulta - Rede Própria: 0800 840 5505 Dúvidas sobre saúde: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS | RJ

Notícias - MedSênior

29 de setembro: Dia Mundial do Coração


De acordo com a Federação Mundial de Cardiologia (WHF), atualmente as doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes no mundo. O crescente número se dá pelo aumento das chamadas “sociedades afluentes aos fatores de risco” - parte da população que se expõem a obesidade, sedentarismo, tabagismo, dietas restritivas e consumo excessivo de álcool.

29 de setembro foi a data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Coração e lembrar a importância de manter esse órgão saudável, para que a qualidade de vida seja preservada. E você, tem cuidado do seu coração?

Quais são as doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares atingem principalmente o coração, vasos sanguíneos e artérias ligadas ao coração. Infarto, arritmia cardíaca, derrame cerebral, insuficiência cardíaca, trombose venosa e embolia pulmonar são algumas das doenças do coração.

Alguns fatores de risco que facilitam o surgimento dessas doenças são os casos de colesterol alto, diabetes e pressão alta . Por isso, é de extrema importância mudar os hábitos o quanto antes.

Como cuidar do coração?

Os cuidados devem começar pela adoção de uma rotina saudável no dia a dia. Com o corpo mais ativo nos exercícios físicos e uma alimentação balanceada, a prevenção das doenças do coração se tornam eficientes. Vamos listar alguns hábitos que você deve incluir na sua rotina:
 
  • Exercite-se

Adotar o hábito de se exercitar rotineiramente estimula a uma vida mais saudável e o fortalecimento cardíaco, além de evitar os riscos de uma obesidade.

O Brasil, entre os países da América Latina, é o que possui maior índice de pessoas sedentárias - 47% da população não praticam nenhum tipo de atividade física. Vamos mudar essa estatística?
 
  • Durma bem

Problemas relacionados ao sono podem afetar a saúde do coração, já que para repor as energias e ter um equilíbrio hormonal adequado, o organismo precisa estar descansado. Procure sempre cumprir as 8 horas de sono para ter um dia mais ativo e uma rotina mais saudável.
 
  • Restringir o consumo de álcool

O consumo de bebidas alcoólicas pode se transformar em um vício, que prejudica a saúde tanto do fígado como do coração. Opte por bebidas naturais sem a adição de álcool.
 
  • Pare de fumar!

Esse vício pode influenciar no surgimento de várias doenças, incluindo as cardiovasculares. Fumar contrai as artérias, reduz a quantidade de oxigênio do corpo e acelera os batimentos cardíacos. Por isso, cortar esse hábito deve ser uma das primeiras medidas para ter uma rotina mais saudável.
 
  • Viva tranquilo

O estresse pode estar vinculado com problemas cardíacos. Sabendo disso, é preciso encontrar formas de escapes em sua rotina para driblar os dias estressantes e viver de forma mais tranquila.


MedSênior: o plano de saúde da Geração+

Aqui na MedSênior, temos como base o conceito e prática da Medicina Preventiva, que está relacionada a cuidar e tratar doenças antes mesmo que elas surjam. Cuide-se hoje, para evitar doenças relacionadas ao seu coração!

Geração+ saudável e informada

Aqui no blog da MedSênior você encontra muitos outros conteúdos para te manter bem informado. Veja mais posts!

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Sono e pandemia: como dormir melhor neste período?

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
foto