Central de Atendimento
4007-2001
Assistencial: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS

Notícias - MedSênior

5 exercícios físicos essenciais para você fazer em casa


Manter a prática de  exercícios físicos na terceira idade é essencial para ter mais saúde e disposição. Além disso, eles trazem diversos benefícios para a vida, como a melhora do equilíbrio, da coordenação motora e da musculatura. Durante a quarentena, no entanto, muita gente acabou deixando o hábito de lado. Veja 5 opções de exercícios para fazer em casa!

Praticar exercícios físicos melhora não apenas a saúde do corpo, como da mente. Em momentos como o atual, manter uma rotina saudável pode ajudar e muito a ter uma terceira idade ativa e sem problemas.

Conheça os benefícios para a saúde:


Exercícios físicos beneficiam a terceira idade

Em qualquer estágio da vida, se exercitar traz diversos benefícios para a saúde. No entanto, quando o assunto é terceira idade, eles aumentam. Isso porque essa é uma fase em que algumas pessoas podem sofrer com limitações, desequilíbrios, problemas musculares e até ósseos. 

Além disso, ter uma terceira idade ativa previne o aparecimento de doenças como hipertensão e diabetes. No entanto, esses não são os únicos benefícios. Veja outros:

 

  • Aumento da massa muscular;
  • Melhora no equilíbrio e na coordenação motora;
  • Manter a densidade óssea;
  • Benefícios à mobilidade;
  • Diminuição do risco de quedas;
  • Aumento da autonomia;
  • Melhoras na autoestima;
  • Diminuição de crises de ansiedade e depressão;
  • Possibilidade de fazer mais tarefas sozinho(a).


Atenção às condições!

Mesmo com os diversos benefícios, é preciso checar alguns itens antes de começar a fazer exercícios físicos em casa. O primeiro deles é a sua saúde. Pessoas com problemas pulmonares ou cardíacos devem se movimentar, mas com um cuidado a mais.

Com isso, independente das suas condições de saúde, o ideal é procurar por um médico e fazer um check-up antes de começar. Também é válido ter o acompanhamento de um educador físico para praticar as atividades.

Dessa maneira, será possível adaptar exercícios fáceis, que se encaixem bem ao seu estilo de vida e as condições de saúde. 

 


Aproveite a tecnologia

Hoje, muitos educadores físicos atendem on-line ou produzem conteúdos para a internet. Por isso, uma boa dica é aproveitar os diversos tipos de exercícios físicos indicados em lives e vídeos para tentar praticar em casa.

No entanto, é válido ressaltar que é preciso ter bastante cuidado e ter certeza de que o educador é realmente de confiança.


5 exercícios físicos para fazer em casa

Quem deseja cuidar da saúde mesmo no período da quarentena, pode apostar em exercícios funcionais, que não necessitam de muito peso ou de máquinas para serem feitos.

Se você deseja ter saúde na terceira idade, conheça 5 exercícios que podem entrar na sua rotina. 


1 - Agachamento

Utilizando apenas o corpo, o exercício físico é fácil de fazer e requer que os pés estejam um pouco afastados, alinhados com a largura dos ombros. Depois, deve-se dobrar lentamente os joelhos, como se fosse se sentar em uma cadeira imaginária.

Por isso, é importante que os joelhos não estejam à frente dos pés, para que não haja contusões. Além disso, o ideal é descer o quadril para baixo, jogando o bumbum para trás. Dessa maneira, mantenha as costas sempre retas e só desça até onde conseguir.


2 - Flexão de braço

Utilizando a parede, você deve manter as mãos e pernas alinhadas, com uma separação na linha dos ombros. Após, vá e volte da parede flexionando os braços.

No entanto, é essencial manter o abdome contraído para conseguir fazer o exercício de maneira correta e sem balançar o corpo.


3 - Abdominal

Importante para o fortalecimento, os abdominais podem ser feitos com a ajuda de um colchonete. Para isso, deite de barriga para cima, tenha o corpo reto e
entrelace as mãos atrás da cabeça.

Depois, faça a flexão de tronco sem deixar que o queixo encoste no peito. No entanto, lembre-se de fazer o exercício com calma e sem forçar demais.


4 - Flexão de quadril

Utilizando o degrau de uma escada, um step ou até mesmo um objeto que possa ser colocado no chão, como uma garrafinha de água, é possível trabalhar os quadris e as coxas.

Para isso, mantenha a postura ereta, afaste um pouco os pés e suba um de cada vez, tocando o objeto. Se achar necessário, utilize um local estável para se apoiar, como uma cadeira ou a parede.

Faça o exercício subindo os pés devagar e sem forçar muito locais como os joelhos, por exemplo.


5 - Alongamento

Antes de começar de fato uma série de exercícios físicos, o ideal é que você faça um alongamento. Ele pode ser feito deitado em um colchonete. Deite de barriga para cima, dobre uma de suas pernas até perto do peito e a mantenha dobrada por cerca de 30 segundos.

Repita o mesmo processo com a outra perna, até que seja feita toda a sequência do exercício.


Cuide da sua saúde com o MedSênior

Ter uma terceira idade ativa significa envelhecer de maneira saudável e com acompanhamento médico de qualidade. É por isso que a MedSênior é especialista na Geração+. 

Descubra como a prática de exercícios físicos contribui para um envelhecimento mais saudável e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto clicando AQUI.

Geração+ informada 

foto