Notícias - MedSênior

Alimentos para evitar no calor do verão!


O calor do verão está aí! Os dias de sol não têm dado trégua. No período de altas temperaturas, é bom manter a alimentação regrada e hidratação em dia. É essencial também evitar alguns tipos de alimentos. Que tal algumas dicas do que não comer? Então continue lendo este post e confira o que você deve evitar.
 
Cardápio de verão
 
O calor causado pela estação provoca mal-estar e desidratação. Cuidar da saúde é de extrema importância para curtir o verão sem passar sufoco.
 
Sempre é bom lembrar que beber, no mínimo, 2 litros de água por dia é a primeira das regras. Outra dica de ouro é complementar seu cardápio de verão com alimentos ricos em água.
  
O que não comer no calor do verão?
 
Frituras: passe longe delas. Salgados, batata frita e pastéis são deliciosos, mas prejudicam a saúde. Se consumidos em excesso, causam mal-estar e dores de cabeça. Também podem provocar doenças cardiovasculares e aumento na pressão arterial. O ideal é não consumi-los, seja qual for a época.

Maionese caseira: além da alta quantidade de gordura, o alimento é preparado com ovos crus, que são a principal fonte de contaminação de uma bactéria chamada Salmonella, causadora da salmonelose, uma infecção intestinal que geralmente dura de 4 a 7 dias.
 
Comidas pesadas: com alto teor de gordura, aumentam a temperatura corporal e exigem mais do organismo no momento da digestão, essa soma de fatores podem gerar um mal-estar, indigestão, estufamento e azia. Por isso, é necessário evitar feijoada, carnes gordas e massas.
 
É importante também tomar cuidados ao se alimentar na rua. O armazenamento inadequado de alimentos faz com que estraguem com mais facilidade, e o calor do verão contribui para isso.
 
Alimente-se bem
 
As frutas da estação são boas opções para compor uma dieta balanceada para o verão. Entre as que você encontrará com mais facilidade estão: o melão, melancia, abacaxi, laranja, manga, caju, pera e uva.
 
Aproveite o verão e mantenha uma alimentação leve.
 
Fonte: Giselli Morais Patrocínio Prucoli CFN: 08100417
 
Sabia que aqui no Blog da MedSênior existem outros conteúdos como esse? Confira os nossos posts!
 
Aprenda a fazer receitas saudáveis que são a cara do verão!
Descubra como evitar manchas na pele no verão
foto