Notícias - MedSênior

As 4 principais doenças reumáticas e como prevenir


As doenças reumáticas, ou reumatismo, acometem diversos brasileiros por ano. De acordo com o Ministério da Saúde, não se trata de uma doença só, mas de um conjunto de diferentes doenças que atingem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações, músculos, etc. Podendo ocorrer em pessoas de todas as idades, a prevenção e o tratamento devem ser constantes. 

Mesmo sendo enfermidades comuns, as doenças reumáticas precisam ser diagnosticadas e tratadas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, um paciente com um reumatismo sem tratamento adequado pode acabar desenvolvendo algum tipo de incapacidade física com o tempo, além de sofrer com dores geradas pela enfermidade. 
 

Atenção aos sintomas

O Ministério da Saúde destaca uma lista de sintomas que podem indicar a presença de doenças reumáticas:

- Dores nas articulações por mais de dois meses;
- Dores ao esticar os braços acima da cabeça ou os ombros próximo ao pescoço;
- Vermelhidão, calor ou inchaço nas articulações;
- Dificuldade em movimentar as articulações, principalmente ao acordar.

Tipos de doenças reumáticas

Alguns tipos de doenças reumáticas são comuns aos brasileiros, que as conhece com outras nomenclaturas, como artrite, artrose, bursite, entre outros. Confira as 4 principais.

Artrite Reumatóide

Enfermidade crônica e autoimune, a artrite reumatóide tem como principal característica a inflamação das juntas. Ela ocorre quando o sistema imunológico, que deveria defender o organismo, passa a atacá-lo. Neste caso, as inflamações se tornam recorrentes e se não tratadas podem levar a incapacitação dos órgãos atingidos. Uma vez com as juntas destruídas, o paciente passa a sofrer com deformidades e a não conseguir mais trabalhar ou exercer determinadas funções. 

Fibromialgia

Considerada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia uma síndrome clínica, a fibromialgia gera dores por todo o corpo. Além disso, cansaço, sono de má qualidade e sintomas como ansiedade e formigamentos também são comuns.

Febre reumática

A enfermidade ocorre por meio de uma reação a infecções na garganta. Muito comum em crianças, ela costuma ocorrer somente naquelas que já tem uma predisposição para a doença. Herdada dos pais, ela já nasce com a criança e pode se manifestar, geralmente, a partir dos 3 anos de idade. Assim como outras doenças reumáticas, costuma gerar dores nas articulações, principalmente os joelhos e tornozelos, além de inchaços e calor. 

Esclerose sistêmica

A esclerose sistêmica, ou esclerodermia, também faz parte das doenças reumáticas. Autoimune, é caracterizada por um desequilíbrio no sistema imunológico do paciente. Assim como a febre reumática, ela ocorre quando já há uma predisposição da pessoa, juntamente com fatores do ambiente, como stress e o tabagismo. Um outro ponto preocupante, no entanto, é que a esclerose sistêmica pode ocasionar a perda de funções de alguns órgãos como pulmões, coração, esôfago e rins. 

Reumatismo tem cura?

Uma pergunta que costuma ser feita sobre doenças reumáticas, é justamente se o reumatismo tem cura. O conjunto de doenças não têm cura. Apesar disso, com um diagnóstico precoce e bem feito, juntamente a um tratamento adequado, permitirão que o paciente não sofra de problemas de deformidade, por exemplo.
 Portanto, uma das principais formas de impedir o avanço de doenças reumáticas é manter o check up em dia e sempre busca auxílio médico caso sinta qualquer sintoma relacionado ao reumatismo. 

Geração + informada

+ Fraqueza nas pernas: o que pode ser?

+ Exercícios adequados para a Geração+ realizar em casa

+ Dia Mundial da Osteoporose: 4 dicas para prevenir a doença

 

foto