Central de Atendimento: 4007-2001 Pronto Atendimento Virtual: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS | RJ | SP
-->

Notícias - MedSênior

Chás gelados refrescam e são repletos de benefícios para a saúde


O verão está aí e com ele os dias mais quentes, que são um grande convite à ingestão de chás gelados. Repleta de qualidades para o corpo e a saúde, a bebida, que antes era mais comum no inverno, para aquecer, no Brasil, mostra a sua versatilidade caindo bem em todas as estações. Conheça tudo sobre suas propriedades e benefícios! 

 

Hidratar o corpo no calor é uma missão e tanto. Como alternativa a tradicional ingestão de água, os chás gelados passaram a ganhar espaço no cardápio do dia a dia de muitos brasileiros. Além de refrescantes, eles fazem bem à saúde e auxiliam na prevenção de doenças comuns, principalmente na Geração+.

A história do chá
 

Hoje difundido por todo o mundo, o chá nasceu na China antiga, com o imperador Shennong. Reza a lenda que ele gostava de se dedicar à botânica e um belo dia acabou adormecendo debaixo de uma árvore enquanto esquentava água em uma fogueira. Ao acordar, percebeu que algumas folhas da árvore caíram sobre a água quente, dando vida à bebida.
 

No Brasil, os registros mais antigos da história do chá mostram que a bebida surgiu por aqui em 1825, com Dom Pedro I. O fato ocorreu no Rio de Janeiro, quando houve o plantio de um chazal no Jardim Botânico. De lá para cá, foram descobertas novas ervas e combinações. Mesmo que o costume nem chegue perto da cultura do café, já caiu no gosto dos brasileiros. 

Benefícios e propriedades dos chás

Com o tempo, passamos a conhecer mais as folhas e ervas e as propriedades dos chás que elas geram, como polifenóis e antioxidantes. Assim, foi possível descobrir ainda diversos benefícios para a saúde a curto e a longo prazo. Outro fato curioso é que o brasileiro, até mesmo pela cultura indígena, gosta de utilizar a bebida para fins medicinais. 

 

Conheça alguns dos benefícios dos chás:
 

  • Hidrata o corpo;
  • Reduz o colesterol;
  • Queima de calorias;
  • Efeito diurético;
  • Desincha o corpo;
  • Diminui os riscos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Melhora o sono;
  • Beneficia o sistema digestivo.
Esses benefícios dependerão do tipo de chá que será tomado e por quanto tempo, é claro. Contudo, se você pertence ou está se preparando para entrar na Geração+, já incluir os chás gelados na rotina é uma boa maneira de espantar o calor e ainda proteger o corpo.
 
Chás gelados: conheça algumas opções
 

A Geração+ conta com menos porcentagem de água no corpo, que por sua vez, já não “avisa” mais da mesma forma que sente sede. Por isso, hidratar o corpo se torna ainda mais importante quando falamos dessa fase da vida. Apesar do chá quente ser mais comum, a opção gelada vem ganhando cada vez mais espaço. 

Aproveite para conhecer algumas opções de chás gelados e os seus benefícios e propriedades.


Chá verde
 

Com benefícios comprovados por estudo, o chá verde reduz os riscos de deficiências em idosos e evita os danos celulares que podem gerar doenças. Isso porque entre as propriedades do chá estão presentes os polifenóis e os antioxidantes. Com isso, ele também auxilia na prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. 

 

Apesar dos diversos benefícios, vale o alerta caso você pense em começar a fazer uso: a bebida contém cafeína e pequenas quantidades de vitamina k. Portanto, a ingestão deve ser feita em pequenas quantidades, sem exageros. Além disso, essas propriedades podem interferir nos efeitos de remédios que impedem a coagulação do sangue, mesmo sendo um chá gelado.

Chá de hibisco 
 

Muito conhecido e utilizado pelos brasileiros ao longo da rotina, o chá de hibisco também é uma ótima opção refrescante e que pode ser servida gelada. A bebida é mais uma que ajuda a hidratar o corpo e ainda traz diversas qualidades para a Geração+. Com propriedade diurética, ela conta ainda com a qualidade de regular a pressão arterial.

 

O hibisco, assim como o chá verde, também tem propriedades antioxidantes. Além disso, ele ajuda no processo de diminuir o colesterol ruim e de proteger o coração. Por outro lado, quem tem o paladar mais sensível, pode ter uma certa dificuldade com o gosto, mesmo em chás gelados.

Chá de camomila
 

Popular pelos benefícios relacionados ao sono, o chá de camomila também é um importante aliado para quem busca solucionar problemas digestivos e reduzir a ansiedade. Por último, a bebida auxilia ainda nas cólicas em geral, principalmente as menstruais, podendo ser utilizada durante o período.

 

Calmante natural, caso você deseje, pode misturar a bebida a outros chás gelados, como o de erva-doce.

Chá branco
 

Vindo da mesma planta que o chá verde, a bebida conta com propriedades muito próximas, porém, algumas ainda mais presentes. Quem o toma tem como benefícios a prevenção de problemas no coração e do câncer. Além disso, ela atenua e previne sintomas da diabetes e o nível de açúcar no sangue. 

 

Acha que acabou? Nada disso. Você ainda consegue ter a diminuição do colesterol ruim, a melhora do fluxo sanguíneo e a proteção do coração com a ingestão do chá branco.

Frutas e sucos
 

Se você tem dificuldade com os diferentes gostos que os chás gelados proporcionam, uma boa dica é misturar frutas ou sucos no preparo. Conheça algumas opções:
 

  • Gotas ou rodelas de limão;
  • Rodelas de laranja;
  • Suco de frutas vermelhas;
  • Folhas de hortelã;
  • Gengibre;
  • Fatia de maçã.

Receitas de chá gelado para o verão
Agora que você já conhece a história dos chás gelados e os benefícios deles para a saúde e o corpo, que tal aprender algumas receitas?

 

Aprenda duas receitas de chás gelados para o verão:

Chá verde com hortelã

 

INGREDIENTES:
 

  • 1,5 litro de água;
  • 1 punhado de folhas de hortelã;
  • 1 colher de sopa de chá verde;
  • Gelo a gosto.


MODO DE PREPARO:

 

Aqueça a água sem deixar levantar fervura, somente até borbulhar em volta da panela. Desligue o fogo e coloque as folhas de hortelã e o chá verde. Deixe em infusão por aproximadamente cinco minutos ou até sentir que está bom e coe. 

 

Depois, deixe esfriar um pouco, leve à geladeira e acrescente o gelo ao servir. Se sentir necessidade, adoce a gosto. 

Chá de hibisco com morangos

 

INGREDIENTES:
 

  • 10 morangos;
  • 1 litro de chá de hibisco;
  • 10 pedras de gelo;
  • uma colher de sopa de gengibre ralado.


MODO DE PREPARO:

 

Para preparar o chá de hibisco, em um litro de água fervendo acrescente três colheres de sopa do chá de hibisco, apague o fogo e espere esfriar. Já frio, coe a bebida e deixe reservado. 

 

Após, coloque em um liquidificador os 10 morangos sem folhas, o gengibre e o chá. Bata até que os morangos estejam desfeitos e acrescente o gelo, batendo mais um pouco. Agora é só servir!

Aproveite, mas sem excessos

Antes de ingerir diversos chás, fica a dica: pesquise os ideais para o seu organismo e as suas necessidades. Além disso, busque ingerir a bebida com moderação, já que os excessos podem trazer prejuízos à saúde, o que não queremos. 

 

Agora que você já tem todas as dicas, é só preparar aquele chá gelado! 

Acompanhe o blog da MedSênior

No blog da MedSênior você fica por dentro de todos os assuntos relacionados à terceira idade. Qualidade de vida, saúde e bem-estar são alguns deles. Confira!

Geração+ informada 

foto