Central de Atendimento
Assistencial: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 4007-2001
ES | MG | PR | DF | RS

Notícias - MedSênior

Comece o ano com os exames de rotina e a mudança de hábitos em dia


O início de um novo ano é sempre uma oportunidade de fazer diferente. Isso também vale para os exames de rotina. É normal que as pessoas adiem o check-up, mas em fases com a terceira idade, eles são de grande importância para se cuidar, prevenir doenças e manter a vitalidade em alta. Que tal começar janeiro colocando todos eles em dia?

 

O primeiro mês do ano também é um dos ideais para fazer o planejamento dos próximos meses e promover uma mudança de hábitos. Essa não é uma tarefa fácil, sabemos, mas se você deseja começar uma rotina mais saudável e se cuidar, alguns passos, como os exames de rotina, podem ajudar.

Mudança de hábitos: como ser mais saudável?

Não há um caminho exato que gere uma mudança de hábitos. Cada pessoa tem um objetivo e o seu próprio tempo. Portanto, não se preocupe em alcançar resultados grandes logo de cara ou alterar completamente a rotina. Se você é ou está chegando à terceira idade e quer se preparar, a melhor dica é mudar aos poucos.

 

Entretanto, antes de partir para a ação, é importante analisar os obstáculos que te impedem de alcançar uma vida saudável para que eles sejam eliminados ao longo do processo. Por último, traçar metas e fazer todo o planejamento de como alcançá-las te auxiliará a não se perder de seus objetivos iniciais. 

Por onde começar?
 

Com o planejamento já feito, é chegado o momento de colocá-lo em prática. Por outro lado, algumas dicas podem ajudar a deixar esse processo mais fácil. Saiba quais:

Comece aos poucos

 

Quando estabelecemos uma meta de mudar de hábitos, tentamos ir de uma vez ou o mais rápido possível, focando em objetivos que podem ser alcançados com mais calma e qualidade. Assim, para que o corpo não sinta as rápidas mudanças ou haja resultados negativos, ir aos poucos é o ideal.

Não dê um passo maior do que o devido

 

Na busca por resultados, acabamos indo mais rápido do que deveríamos e até pulando etapas. Contudo, além da prática trazer ainda mais ansiedade, pode ser prejudicial à saúde.

Busque por companhias

 

O processo de mudança de hábitos pode perfeitamente ser pessoal. Porém, envolver familiares e amigos, mesmo que apenas como rede de apoio, trará mais coragem e motivação para passar pelas etapas necessárias. Além disso, algumas pessoas conseguem evoluir muito melhor quando há companhia na hora de se cuidar. Aproveite!

Não desista 

 

É bastante comum que ao não alcançar os resultados pensados ou ter que abrir mão de alguns hábitos, as pessoas pensem em desistir. Contudo, parar no meio do caminho não te dará a oportunidade de tentar e anulará todo o progresso já conquistado. Nesses momentos, rever as metas e o que pode ser mudado ajuda.

Dicas que auxiliam na mudança de hábitos

 

Ao iniciar o processo de mudanças de hábito, algumas dicas podem facilitar a adaptação e a continuidade do projeto. Veja quais são elas:

 
  • Busque assistência médica e de um especialista: consultar um médico para os exames de rotina é essencial. Contudo, se você quer acrescentar itens como a prática de exercícios e a alimentação, deve buscar também o auxílio de profissionais como nutricionistas e educadores físicos;
  • Hidrate-se: ao longo do dia, pela transpiração e até mesmo a rotina corrida, o corpo acaba perdendo água. Por isso, ingerir alimentos hidratantes como frutas e verduras, e água, é essencial para repor essa perda;
  • Dormir bem é importante: o sono regenera e ajuda o corpo a repor as energias e se preparar para o próximo dia. Assim sendo, uma boa noite de sono permitirá que você tenha mais disposição para encarar as atividades
  • Movimente-se: deixar o sedentarismo de lado é essencial para a mudança de hábitos. Seja por meio da prática de esportes ou exercícios, se movimentar gera melhorias em determinados quadros de saúde e prevenção de doenças.
 

Com os exames de rotina em mãos e o acompanhamento de especialistas da área, você já poderá dar início ao planejamento de uma vida saudável. 

Exames de rotina: por que fazer?

 

A terceira idade é uma fase da vida em que queremos aproveitar cada momento, sem preocupações. Entretanto, também é nela que algumas doenças podem surgir, como diabetes e hipertensão. Por isso manter os exames de rotina em dia é a melhor maneira de se cuidar e curtir sem sustos.

 

Além disso, quem deseja iniciar o ano já mantendo uma rotina saudável, tem nos exames de rotina um parâmetro para saber quais mudanças de hábito devem ser iniciadas. É por meio deles também que você pode descobrir se deve ou não se preocupar com alguma área específica da saúde

 

Você sabe quais exames de rotina deve fazer ao longo do ano? Descubra agora quais deles podem entrar na sua lista.

Check-up: exames que não podem faltar

 

Exames como o hemograma são muito comuns para a maioria dos brasileiros. Entretanto, quando o assunto é check-up, alguns outros também devem fazer parte dessa lista. Veja quais:

 
  • Hemograma completo;
  • Perfil de colesterol;
  • Exames cardíacos;
  • Oftalmológicos;
  • Ginecológicos e mamografia para mulheres;
  • Exame de próstata para homens;
  • Densitometria óssea;
  • Glicose (em jejum) e hipertensão.


Faça seu planejamento de maneira mais fácil

Não quer perder as datas das consultas e exames de rotina? Que tal utilizar um planner? A ferramenta permite que sejam feitas anotações de datas, horários e locais dos compromissos médicos. Dessa maneira, você poderá visualizar melhor todos eles, sem se esquecer de nenhum.

 

Quer fazer o seu planejamento médico do ano no planner? A MedSênior preparou um especialmente para você. CLIQUE AQUI e baixe já o seu.

Geração+ informada 

foto