Notícias - MedSênior

Descubra o que é fermentação natural e como fazer pão caseiro


Também chamada de massa lêveda, massa madre ou levain, a fermentação natural tem conquistado diversos corações e paladares. Escolha perfeita para quem busca opções sem glúten, o fermento caseiro é feito naturalmente, livre de químicos e conservantes.
 
Um pão artesanal feito com esse fermento leva mais tempo, possui um aspecto rústico, textura singular, uma casca crocante, um sabor levemente azedo e aroma incomparável. Por isso, para chegar a esse resultado, é necessário se desafiar a se jogar em uma experiência única em que é importante muita paciência, tanto para garantir o sucesso como pelo processo até lá chegar.
 
Fazer um pão caseiro com fermentação natural pode ser uma ótima atividade para colocar em prática na quarentena. Quem sabe você não encontra um novo hobby!
 
 
Passo a passo para fazer fermento natural
 
Em um pote de vidro, coloque 2 colheres de sopa de água, 3 colheres de sopa de farinha e misture por cerca de 5 minutos. Após feita a mistura, cubra o pote com um pano limpo e deixe-o descansar por 24 horas em um lugar que não tenha exposição solar.
 
No outro dia, acrescente no pote mais 2 colheres de sopa de água, 3 colheres de sopa de farinha e mexa bastante. Cubra com o mesmo pano e deixe descansar por mais 24 horas.
 
Faça o mesmo processo por 4 a 6 dias, colocando as mesmas quantidades de água e farinha no pote. Começarão a aparecer bolhas na mistura: é o nosso objetivo! Quando isso acontecer, seu fermento estará pronto para ser usado!
 
#DicaDaMedSênior: Para manter o fermento vivo, é necessário acrescentar água e farinha a ele com certa frequência, mas não precisa ser em todos os dias: ele dura até 10 dias na geladeira. Lembre-se de sempre fechar o seu pote com uma tampa e colocá-lo na geladeira.
 
Aprenda a fazer um pão caseiro de fermentação natural
Para fazer o seu pão você vai precisar de:
- 800 g de farinha de trigo
- 160 g de água morna
- 200 g de fermento natural
- 20 g de açúcar
- 20 g de sal
 
Misture bem em uma bacia grande o trigo e açúcar. Em outro recipiente, adicione o fermento e a água, deixe dissolver bem e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo com o açúcar. Continue o processo até a massa desgrudar de suas mãos.
 
Após seguir esses passos, é hora de sovar a massa! Coloque-a em uma bancada e adicione o sal e amasse bem a massa por, no mínimo, 15 minutos ou até ficar macia e elástica. Deixe-a descansar por 3 horas em uma vasilha untada com trigo.
 
Depois de 3 horas descansando, coloque  a massa novamente na bancada untada com trigo e abra delicadamente com as mãos formando um retângulo. Após feito, faça duas dobras no sentido do comprimento do retângulo, um do lado esquerdo e outro do lado direito, após isso enrole no outro sentido, tipo como cilindrar o pão, mas fazendo com a mão.

Polvilhe um pouco de trigo por cima e deixe descansar novamente por mais 3 horas, em cima de um papel-manteiga untado com azeite e trigo, e coberto com um pano.

A sua massa está quase na hora de ir ao forno! Após essas últimas 3 horas de descanso, leva a massa ao forno preaquecido a 230° C, por 30 minutos, deixe-a assar por 15 minutos. Após isso, abaixe o fogo para 180° C e deixe por 40 minutos ou até dourar.
 
Pronto, chegou a hora de deliciar o seu pão artesanal! O processo é longo, mas temos certeza que o resultado será maravilhoso!
 

Geração + alegre e informada

Aqui no blog da MedSênior você encontra muitos outros conteúdos para se manter bem informado. Veja os posts!
Receitas rápidas para fazer em casa durante a quarentena
Aprenda como criar figurinhas personalizadas para o Whatsapp

 
foto