Notícias - MedSênior

Dia Internacional da Mulher: 10 dicas de qualidade de vida


No Dia Internacional da Mulher, preparamos um conteúdo especial para aquelas que buscam a qualidade de vida depois dos 50 anos como prioridade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019), a expectativa de vida é de 80 anos para mulheres e de 73 anos para homens, um dos motivos, é que elas vão ao médico com maior frequência. Ao adquirir uma rotina com hábitos saudáveis, garantem um envelhecimento sadio. Você quer melhorar sua saúde pensando no futuro? Então continue lendo! Confira as 10 dicas para ter mais qualidade de vida.
 
1.Pratique atividade física

Antes de tudo, consulte seu médico, ele indicará a melhor atividade física para praticar depois dos 50 anos. Procure fazer exercícios aeróbicos, eles ajudam a combater as doenças cardiovasculares. Algumas atividades físicas como: andar de bicicleta, natação, pilates e treinamento funcional são excelentes opções que fazem bem.
 
2.Cuide da alimentação

Outro ponto muito importante para manter a saúde depois dos 50 anos. A alimentação saudável proporciona uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Evite alimentos com alto teor de sódio e outros processados. Leia sempre o rótulo dos produtos que compra, eles dizem muito! Nessa faixa etária, os alimentos com nutrientes como cálcio, vitamina D, fibras, proteínas, vitamina B12 e zinco são essenciais. Consulte um nutricionista regularmente.
 
3.Estimule o cérebro

Exercitar a mente contribui para a prevenção de doenças degenerativas, além de trazer uma infinidade de benefícios. Para estimular o cérebro, algumas atividades são recomendadas: jogar xadrez, praticar meditação, aprender um novo idioma, ouvir música e ler. 
 
4.Cultive as amizades 

Uma pesquisa feita pela Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, revela que ter amigos faz bem. Pessoas com uma boa rede de amigos, têm 50% a mais de chance de ter uma vida longa. Então, preserve os amigos que tem e faça novas amizades.
 
5.Dormir também é saúde 

Tenha uma boa noite de sono! Dormir de 6 a 8 horas por dia ajuda a reduzir o estresse, a ativar a memória, rejuvenescer a pele, controlar o apetite, melhorar o humor e estimular o raciocínio. Sobram motivos para ter o sagrado sono de beleza!
 
6.Rir faz bem 

E não é só modo de falar, rir é o melhor remédio. Uma pesquisa feita na Califórnia, revelou que dar boas risadas ajuda a diminuir o nível de hormônio do estresse, além de deixar a memória mais eficaz e fortalecer o sistema de defesa do organismo.

7.Cuide da autoestima 

A autoestima está totalmente ligada com a satisfação da própria identidade. É preciso estar bem consigo. Ela reflete em vários aspectos da vida, inclusive na saúde. Para erguer a sua, mude hábitos: evite se comparar aos outros, confie em você, seja sincera consigo, agradeça mais, comemore suas vitórias e viva o presente.
 
8.Tenha um hobby 

O hobby é uma atividade praticada por vontade própria, para obter satisfação e momentos de lazer. Ter um hobby depois dos 50 anos é uma opção interessante, que pode promover mais saúde e bem-estar. Ele ajuda a aliviar tensões, além de ser uma excelente distração. Leitura, escrita, pintura, jardinagem, bordado, fotografia, dança, artesanato e jogos são exemplos que você pode adotar. Lembre-se, nunca é tarde para começar um!

9.Viajar faz bem 

Conhecer novos lugares e sair da rotina: viajar é uma das nossas dicas para ter mais qualidade de vida. Um estudo da The U.S. Travel Association mostrou que viajar reduz os riscos de depressão e de estresse. Mesmo se for destino próximo, o fato de se deparar com uma paisagem diferente e encontrar pessoas novas já traz benefícios.
 
10.Use protetor solar 

O uso do protetor solar melhora sua saúde, pois previne diversos problemas, como: o envelhecimento precoce da pele, queimaduras solares e protege contra câncer da pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda o uso dos que possuem fator de proteção FPS 30 ou superior. Também é importante evitar a exposição ao sol no horário entre 10h e 16h.
 
Mulher, cuide-se hoje e sempre. Parabéns pelo seu dia!
 
 
Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575.
 
Sabia que aqui no Blog da MedSênior existem outros conteúdos como esse? Confira os nossos posts!
 
Desafio do livro! Benefícios da leitura para a higiene mental


Empreender depois dos 50? Saiba como!

foto
Medsênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Rua Pedro Fonseca, 170 - Monte Belo
Vitória - ES, CEP 29.053-280
ANS TISS Demonstrações Contábeis