Notícias - MedSênior

Dia Mundial da Hipertensão Arterial


No dia 17 de maio foi comemorado o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, data criada com a intenção de conscientizar a todos sobre os riscos da doença e como se prevenir. A hipertensão arterial é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial. Quer saber como se cuidar e prevenir a doença? Leia mais e confira as dicas do MedSênior.

 

O que é hipertensão arterial?

 

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos altos níveis da pressão sanguínea nas artérias. A pressão arterial é medida através de aparelhos, como o esfigmomanômetro e pode ter uma variação grande sem sair dos níveis de normalidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o padrão de uma pressão regulada gira em torno de 12/8. Já valores iguais ou superiores a 14/9 são considerados como hipertensão. A doença não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada.

 

Fatores de risco da hipertensão arterial 

 

A hipertensão arterial afeta 30% dos brasileiros, mas, metade não tem conhecimento disso. Maus hábitos influenciam nos níveis da sua pressão arterial. Segundo o Ministério da Saúde, os principais fatores que influenciam o aumento da pressão arterial são: fumar, consumir bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo de sal em excesso, colesterol alto e falta de atividade física. Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência aumenta com a idade, e é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos, e em diabéticos

 

Sintomas da hipertensão arterial

Os sintomas mais comuns da hipertensão arterial são: falta de ar, tontura, dor de cabeça frequente, palpitações e alteração na visão. Esses sinais podem indicar alteração na função de bombeamento do sangue, mas, a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante a aferição regular da pressão arterial.

 

Complicações da hipertensão arterial 

 

As principais complicações da hipertensão arterial são: acidente vascular cerebral (AVC), mais conhecido como derrame cerebral, infarto, doença renal crônica e arritmia cardíaca.

Prevenção da hipertensão arterial

Possuir hábitos saudáveis ainda é a mais eficaz ação para a prevenção e controle da doença. Veja alguns:

- Manter o peso adequado;
- Alimentação saudável;
- Não abusar do sal;
- Controlar o diabetes e colesterol;
- Praticar atividade física regularmente;
- Não fumar;
- Evitar o consumo de álcool;
- Evitar alimentos gordurosos.

Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575.

Aproveite para conferir outros conteúdos do blog que, com certeza, também vão te interessar:

Quarentena: tutoriais para passar o tempo em casa

Cinema online para aproveitar em casa

 
foto