Notícias - MedSênior

Dia Mundial da Osteoporose: 4 dicas para prevenir a doença


No Dia Nacional e Mundial da Osteoporose, acendemos um alerta para os cuidados com a nossa saúde. Por tratar-se de uma doença silenciosa, o melhor remédio é a prevenção.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoporose é definida como uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços. Em pesquisa feita pelo Hospital Israelita Albert Einstein, foi observado que a osteoporose, hoje, já atinge mais de 2 milhões de brasileiros por ano.

A osteoporose é uma doença que ocasiona em uma perda acelerada da massa óssea acelerada. Por conta disso, acidentes como quedas, ou até mesmo esbarrar em algum móvel em casa pode resultar em fraturas ou ossos quebrados. No entanto, alguns hábitos podem ajudar a prevenir esse mal. Aqui vão algumas dicas:

Tome um banho de sol pela manhã
Exponha-se ao sol entre 15 e 30 minutos pela manhã, nos horários das 6h às 10h. Os raios de sol, quando em contato com a pele, auxiliam o corpo na produção e absorção de vitamina D, o que fortifica a massa óssea.

Evite álcool e cigarro
Álcool e tabagismo são os verdadeiros inimigos da saúde, sendo desaconselhado por todos os médicos, uma vez que podem acelerar processos de degradação do organismo. Por isso, tente reduzir o consumo ou interromper de vez.

Pratique exercícios físicos
Exercícios são sempre a melhor forma de manter o corpo funcionando direito. Além de deixar o corpo mais forte e resistente, a prática de exercícios físicos libera hormônios como ocitocina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar!

Fique de olho na alimentação
Evite alimentos ricos em gorduras saturadas, superprocessados e industrializados. O ideal é ter uma dieta rica em cálcio e vitamina D. Leite e seus derivados são as melhores fontes, além de folhas escuras e peixes.

SAIBA MAIS
+ Confira as 8 vacinas essenciais da terceira idade
+ Obesidade na terceira idade: a importância da mudança de hábito
+ Insônia: dicas para dormir melhor
 
foto