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Dia Mundial da Saúde Digestiva: confira 8 cuidados essenciais!


Comemorado anualmente no dia 29 de maio, o Dia Mundial da Saúde Digestiva tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento das doenças do aparelho digestivo, além de ressaltar os cuidados necessários para evitar esses problemas. 

 

A saúde digestiva está diretamente relacionada com os alimentos que comemos e com o estilo de vida que levamos. Portanto, basta adotar algumas medidas simples, como se alimentar bem, para manter a qualidade da saúde digestiva.

 

Câncer colorretal é o segundo mais comum em homens e mulheres

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Gastroenterologia, 20% da população mundial sofre de problemas gastrointestinais. Sendo que desses, cerca de 90% não procuram ajuda médica para o diagnóstico e tratamento corretos e, na maioria dos casos, acabam recorrendo à automedicação.

 

Dentre os problemas mais comuns estão: gastrites, úlceras, câncer de esôfago, câncer de estômago e câncer colorretal. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer colorretal é o segundo mais frequente entre os homens, só perde para o câncer de próstata, já que, neste ano, superou o de pulmão e, nas mulheres só está atrás do câncer de mama. Estima-se que até o final de 2020 tenhamos 41.010 novos casos de câncer colorretal. 

 

Como cuidar da saúde digestiva e evitar problemas?

 

Para cuidar da sua saúde digestiva e, assim, evitar doenças, é de suma importância fazer visitas regulares ao médico, principalmente pessoas acima de 50 anos, pois só assim você conseguirá relatar o que tem sentido e receber o diagnóstico e o tratamento precisos. Além disso, adotar uma vida com hábitos saudáveis é essencial.  Confira, abaixo, alguns cuidados:

 

- Beba bastante água ao longo do dia. Além de te manter hidratado, a água auxilia a dissolver gorduras e fibras solúveis, o que evita a prisão de ventre;

 

- Pratique atividades físicas regulares, elas são fundamentais para estimular o metabolismo e ainda perder calorias extras;

 

- Mantenha-se calmo, pois os fatores emocionais, como estresse e ansiedade, podem travar seu sistema digestivo

 

- Evite café, álcool e cigarro, eles podem levar a problemas como úlceras estomacais e azia;

 

- Incluir probióticos na dieta é excelente para manter a saúde intestinal em dia, já que melhoram a absorção de nutrientes, auxiliam a fortalecer seu sistema imunológico, e podem até mesmo ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável. Iogurte desnatado e kefir são ótimas escolhas.

 
 

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Fonte: Dra. Giselli Prucoli - Nutricionista do MedSênior - CRN4: 08100417

 
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