Central de Atendimento
4007-2001
Assistencial: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS

Notícias - MedSênior

Entenda o papel da família para uma vida ativa na terceira idade


Manter uma vida ativa na terceira idade traz diversos benefícios para quem vive essa fase. Seja para melhorar a saúde ou até mesmo a autoestima, esse é um processo que deve ser estimulado pela família. Ela, inclusive, tem um papel muito importante. Entenda como você, enquanto familiar, pode auxiliar nesses momentos.

Ao longo do envelhecimento, é comum que os idosos encarem com dificuldade algumas limitações. Esse é um período em que problemas de saúde física e emocional, como a depressão na terceira idade, também podem aparecer. No entanto, quem busca por ter uma vida ativa pode diminuir os efeitos dessa fase.

Vida ativa na terceira idade

Ter uma vida ativa na terceira idade não significa apenas manter uma rotina saudável, com exercícios físicos e boa alimentação. Pelo contrário, quando falamos em se manter ativo(a), devemos levar em conta também a mente e as relações sociais.

É de extrema importância que essas áreas sejam trabalhadas, até para que o idoso mantenha a qualidade de vida e não desenvolva limitações. É válido ressaltar que esse é um momento da vida em que eles podem sofrer com o emocional e ter dificuldade em manter uma rotina do tipo, o que deve ser acompanhado de perto.

No entanto, há diversos benefícios em se ter uma vida ativa na terceira idade. Confira os principais:
  • Mais qualidade de vida;
  • Melhoras na saúde física e mental;
  • Autoconfiança;
  • Autoestima;
  • Se conhecer melhor;
  • Manter relações interpessoais com mais tranquilidade;
  • Prevenção de problemas de saúde;
  • Diminuição da ansiedade.

Como ter uma vida ativa na terceira idade?

Uma vida ativa passa muito pela qualidade dela. Por isso, as relações familiares são um dos pilares desse processo. Além de ajudarem na socialização, também podem incentivá-los a criar novos hábitos, aproveitar a fase e se divertir.

Por outro lado, para que você possa ter uma vida ativa na terceira idade, alguns passos devem ser tomados. Veja os principais:
Cuidar da saúde

Para garantir uma vida ativa na terceira idade, é preciso saber se está tudo bem com a sua saúde. Ter um acompanhamento médico de rotina te ajudará a prevenir doenças e poder dar início a prática de atividades físicas e de uma mudança de hábitos. Fazer o que te faz bem

Esse é um momento da vida em devemos buscar por aquilo que nos faz bem. Seja praticar atividades físicas, ler, conversar com os amigos ou ter um novo hobbie. Tomar essa atitude fará com que você ganhe também em saúde mental, melhorando momentos de ansiedade, por exemplo.
Socializar

As dificuldades de socializar, principalmente nas relações familiares, podem gerar introspecção e construir barreiras, que podem ser difíceis de serem quebradas.

Com isso, manter essas relações traz também momentos de felicidade e de prazer. Por isso, aproveite!

O papel da família para uma vida ativa dos idosos

A expectativa de vida da população tem aumentado, principalmente entre os brasileiros. Com isso, a terceira idade tem se tornado cada vez mais ativa para muita gente. Assim sendo, não é incomum que seja nessa fase em que se aproveite mais. 

Dessa maneira, a família acaba sendo uma das bases para que esses momentos ocorram. Afinal, ter uma boa relação familiar permite a eles contar com apoio, diálogo e auxilia para as atividades do dia a dia. Principalmente para quem mora sozinho e não tem uma rotina com os familiares.

É importante destacar esse papel da família e o quanto ela pode contribuir para uma vida ativa por parte de seus membros. No entanto, não são todos que conseguem ter uma boa relação no ambiente familiar.

Não manter boas relações familiares, porém, pode afetar diretamente a Geração+. Sem apoio ou diálogo, abre-se espaço para situações como se sentir sozinho, o aparecimento de crises, desconfortos e até a um quadro de depressão na terceira idade. 

Como muitos idosos costumam morar sozinhos, essa situação costuma prejudicar ainda mais a rotina. 

De que maneira a família pode contribuir com a vida ativa da Geração+?

A família pode ajudar e muito na vida ativa da Geração+. Além de buscar ter um bom convívio, eles também podem usar do incentivo e do diálogo para promoverem melhorias na vida dos idosos.

Veja mais maneiras de contribuir com a vida ativa na terceira idade:
  • Buscar ser visto como alguém confiável para o idoso;
  • Ser companheiro(a);
  • Incentivar novos hábitos e hobbies;
  • Praticar atividades junto;
  • Tente ouvir de maneira paciente;
  • Demonstre interesse pela vida e as atividades dele ou dela.

Aproveite a vida com mais saúde!

Como dissemos, ter uma vida ativa na terceira idade requer acompanhamento médico. É por meio dele que você prevenirá doenças e poderá aproveitar a Geração+ sem preocupações com o futuro. 

A MedSênior te oferece qualidade no atendimento e toda a segurança que você precisa. Conheça nossas opções especializadas na terceira idade!  

Geração+ informada 
Deixe a mudança de hábitos em dia
Descubra por que ficar sozinho nem sempre é algo ruim
Como ter uma boa autoestima na terceira idade? Veja Dicas!
foto