Notícias - MedSênior

Entenda os principais benefícios das oleaginosas para a saúde


Combate ao envelhecimento e saciedade são apenas alguns dos benefícios das oleaginosas. Sementes comestíveis, são ricas em óleos e gorduras boas, sendo consideradas proteínas vegetais e grandes aliadas da saúde e da dieta. Que tal conhecer mais sobre elas?

 

Repletas de nutrientes, as oleaginosas contam com uma composição potente e recheada de antioxidantes, fibras, proteínas e sais minerais. 

 

Conheça alguns exemplos:

 
  • Castanha de caju;
  • Castanha-do-Pará;
  • Nozes;
  • Pistache;
  • Amêndoas;
  • Amendoim;
  • Avelã;
  • Macadamia.
 

A variedade do alimento permite diversas combinações e receitas, facilitando a inclusão deles na dieta. Entretanto, o maior destaque vai para os benefícios das oleaginosas. Você pode conhecer alguns deles abaixo.

Os benefícios das oleaginosas

  
Além da composição rica em nutrientes e sais minerais, os benefícios das oleaginosas podem ser sentidos na sua rotina. Se aliadas a uma dieta equilibrada, passam a ser responsáveis por melhorar o funcionamento do organismo.
 

Tanto que, de acordo com o Ministério da Saúde, elas devem fazer parte da alimentação diária do brasileiro, desde que não tenham passado por qualquer processo de industrialização, estando in natura. 

 

Confira agora os benefícios das oleaginosas para a sua saúde:

 
  • Previne a depressão;
  • Protege o organismo contra radicais livres;
  • Aumenta a energia do corpo;
  • Melhora a digestão e o foco;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Auxilia no emagrecimento.

+ Veja como mudar de hábito agora mesmo!

 

Os benefícios das oleaginosas também foram atestados por pesquisadores da Imperial College London, da Inglaterra. Segundo as revisões de estudos feitas, envolvendo quase um milhão de pessoas avaliadas, o consumo das proteínas vegetais seria capaz de diminuir em até 22% os riscos de morrer mais cedo por qualquer tipo de doença.  

 

Dessa maneira, ingerir 28g diárias de um mix de oleaginosas, ou seja, um punhado, seria capaz de prevenir diversas doenças, que têm em comum o processo de inflamação de moléculas do organismo. Essa condição, no entanto, é combatida pelas sementes.

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

 

Agora que você já conhece os benefícios das oleaginosas, que tal aprender como incluí-las na alimentação? Com todas essas qualidades, as sementes ainda são bastante versáteis. Em geral, elas funcionam bem como lanches da tarde ou no café da manhã, podendo ser ingeridas puras ou em receitas. 

 

Ainda assim, não há uma regra e você pode ficar à vontade para fazer a ingestão como preferir. Confira algumas dicas que podem funcionar:

Com iogurte, coalhada e frutas

 

Para quem prefere não ingerir um mix de oleaginosas puras, misturá-las em alimentos como o iogurte ou a coalhada podem ser ótimas saídas para diversificar o uso delas. Além disso, você pode acrescentar ainda frutas e criar um mix reforçado para o café da manhã, por exemplo.

Saladas

 

Incluir as oleaginosas nas saladas aumenta a sensação de saciedade trazida pelo prato. Elas também modificam a cara e o sabor da receita, trazendo novas opções para as combinações mais tradicionais. 

 

Para incrementar ainda mais o prato, uma boa dica é apostar nos molhos, como os de laranja e iogurte.

Bolos, pães e biscoitos

 

Outra forma de aderir ao uso de oleaginosas é em receitas como as de bolos, pães caseiros e biscoitos. Elas podem ser inseridas na massa ou no recheio dos alimentos. 

 

Entre as opções que podem ser utilizadas nas receitas estão: nozes, castanhas, amendoins e o pistache. Por último, também é possível fazer um mix de oleaginosas para turbinar a receita.

3 coisas que você precisa saber antes de comprar oleaginosas 

 

Apesar dos enormes benefícios das oleaginosas, há algumas informações que você precisa saber antes de começar a ingerir alimentos oleaginosos. Conheça 3 delas:

Evite os excessos

 

Mesmo com os benefícios das oleaginosas, é necessário destacar que os excessos podem fazer mal à saúde. Por conter uma grande quantidade de gordura e ser bastante calórico, o alimento precisa ser ingerido com cuidado.

 

Para você ter uma melhor noção das propriedades nutricionais dos alimentos oleaginosos que está ingerindo, pode utilizar a tabela nutricional deles. Dessa maneira, fica mais fácil definir uma quantidade diária.

Cuidado com o sal

 

Pouca gente sabe, mas os alimentos oleaginosos produzidos por indústrias costumam ter o sal acrescentado ao produto. Assim, além do cuidado com o excesso, também será importante regular a quantidade de sal, buscando por opções menos salgadas.

 

Uma maneira de fugir dessa armadilha é optando por um mix de oleaginosas orgânico ou in natura.

Armazene da forma certo

 

A melhor maneira de preservar os benefícios das oleaginosas é comprando os produtos com casca e os mantendo dessa maneira. Isso porque essa é a proteção natural delas. 

 

Por isso, o ideal é que você evite a aquisição de sementes já partidas ou em pedaços dos alimentos oleaginosos. 

Geração+ informada 

foto