Notícias - MedSênior

Fonoaudiólogo: saiba tudo sobre esse profissional


Já parou para perceber que estamos o tempo todo nos comunicando com as pessoas ao nosso redor? As habilidades de fala, escrita e audição são extremamente importantes em nossas vidas. Sabia que para cuidar dos aspectos que envolvem a comunicação humana podemos contar com os fonoaudiólogos?
 
Nós, da MedSênior, valorizamos o trabalho prestado pelos fonoaudiólogos. Em forma de agradecimento a esses profissionais e em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo - 9 de dezembro - preparamos um post para você entender tudo sobre esse profissional tão essencial em nossas vidas. Vamos lá?
 
O que faz um fonoaudiólogo?
 
Segundo o Conselho Federal de Fonoaudiologia, o fonoaudiólogo é o profissional responsável por cuidados com a audição, articulação da fala, voz, leitura e escrita e com os sistemas orofacial e de deglutição.
 
Dentre as atividades que um fonoaudiólogo faz, destacamos algumas: testes de audição, principalmente em crianças, reabilitação de distúrbios da voz, habilitação do deficiente auditivo e intervenções em pacientes que sofreram algum tipo de traumatismo.
 
Fonoaudiólogo também é médico?
 
Essa é uma das perguntas mais frequentes quando o assunto é fonoaudiologia. O fonoaudiólogo é um especialista que atua na área da saúde assim como enfermeiros e psicólogos. 
 
Não é preciso cursar medicina para ser um fonoaudiólogo. Aqui no Brasil existem mais de 50 cursos de fonoaudiologia.
 
Fonoaudiologia para crianças
 
Você sabia que o Teste da Linguinha e o Teste da Orelhinha são feitos por fonoaudiólogos que atuam em maternidades? Esses testes são de extrema importância para identificar precocemente possíveis distúrbios na fala e audição dos bebês. 
 
Além disso, o fonoaudiólogo também pode ajudar as crianças a desenvolverem a fala e, dessa forma, auxiliam na comunicação delas com as pessoas de seu convívio.
 
Qual a importância do fonoaudiólogo para a Geração+ 
 
A fonoaudiologia é de extrema importância para que a Geração+ possa viver com mais qualidade de vida. É natural, com o passar dos anos, acontecerem algumas perdas da nossa capacidade auditiva. O fonoaudiólogo pode ajudar a Geração+ com fortalecimento das cordas vocais, auxílio em doenças degenerativas e tratamentos para problemas com deglutição. 
 
Gostou do post? Então fique por aqui e descubra os benefícios do trabalho voluntário
foto