Central de Atendimento: 4007-2001 Pronto Atendimento Virtual: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS | RJ | SP
-->

Notícias - MedSênior

Fraqueza nas pernas: o que pode ser?


A fraqueza nas pernas nem sempre está diretamente ligada a sintomas de doenças. Baixo condicionamento físico, exercícios intensos e mudanças que ocorrem com o avançar da idade também podem ser motivos para o surgimento. No post de hoje, o Blog da MedSênior separou algumas causas mais frequentes de fraqueza nos músculos, principalmente localizada nas pernas. Confira!
 
Afinal, o que causa fraqueza nas pernas?
É comum a ocorrência de fraqueza nas pernas após um longo desgaste de esforço físico, como por exemplo, levantar pesos na academia ou repetir a mesma tarefa diversas vezes. Isso ocorre porque as fibras musculares são lesionadas e a força das pernas fica comprometida. Dessa forma, para que ocorra a recuperação das fibras, é recomendável evitar exercitar a mesma parte do corpo por dois dias seguidos.

O envelhecimento natural também pode ser uma das causas. Com o passar do tempo, as fibras musculares perdem sua força e se tornam mais flácidas. Mesmo pessoas que praticam exercícios físicos regularmente estão sujeitas a sofrerem essa sensação. Por isso, é necessário manter a prática de atividades físicas e realizar os esforços permitidos, além de encaixar dias de descansos na rotina.

Doenças mais comuns na terceira idade: aprenda a se cuidar
 
Outros motivos que levam à sensação de fraquezas nos músculos

Pessoas acima de 50 anos podem apresentar doenças cardíacas que, geralmente, causam uma diminuição de oxigênio a ser distribuído no corpo. Devido a esse fato, os músculos não conseguem realizar a contração corretamente e torna-se mais evidente a sensação de fraqueza.

A fraqueza nas pernas do idoso pode ser causada por doenças como:
  • Exercício físico intenso;
  • Polineuropatia periférica;
  • Hérnia de disco;
  • Sequelas de AVC;
  • Síndrome de Guillain-Barré;
  • Miasternia;
  • Esclerose múltipla.

Minerais como cálcio e vitamina D são extremamente importantes para a garantia do funcionamento dos músculos. A falta desses nutrientes pode ocasionar uma fraqueza muscular constante e em outras consequências como falta de memória ou formigamento. Caso esses dois minerais estejam em falta, busque consumir alimentos ricos em cálcio e se expor mais ao sol. Dez minutinhos, em horários recomendados para exposição solar, podem fazer toda diferença!
 
Como prevenir a fraqueza nas pernas?

A fraqueza nos músuculos é muito comum na terceira idade. Entretanto, para prevenir o problema é necessário cuidados que vão além dos cuidados com a alimentação e da prática de exercícios físicos.

Para prevenir ou tratar o problema, ter um acompanhamento médico de rotina é essencial. Com isso, investir em um plano de saúde para idoso pode ser uma ótima maneira de se cuidar ainda mais e aproveitar a Geração+.
 
Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575.
 
Conheça o Blog da MedSênior! 
 
Já que você está navegando pelo nosso blog, aproveite para conhecer outros conteúdos exclusivos da MedSênior sobre os mais diversos assuntos e fique dentro das novidades!

LEIA MAIS

Problemas de visão mais comuns após 50 anos

Medicina Integrativa e longevidade

foto