Notícias - MedSênior

Horta em casa ou apartamento: como fazer?


Você já fez uma receita especial, mas na hora dos toques finais, percebeu que faltou aquele gostinho que só uma salsinha tirada da horta poderia dar? Temos certeza que naquele momento o desejo que veio foi ter uma horta em casa! E por que não colocar isso como um dos projetos da quarentena?  

 

Ter uma horta contribui para hábitos mais saudáveis, sustentáveis e auxilia no bem-estar. E não precisa de jardim para isso! Caso more em apartamento, plantar hortaliças pode ser mais fácil do que imagina, existem diversas dicas que são perfeitas para adaptar no seu dia a dia. No post de hoje, o blog do MedSênior separou um passo a passo para você deixar o ambiente da sua casa mais verde e sempre ter aqueles temperos frescos à mão! 

 

Gostou? Então, confira!

 

Como fazer uma horta em casa

 

Depois de desmistificada a ideia de precisar de muito espaço para plantar uma horta, está na hora de colocar as mãos na massa! Siga o nosso passo a passo e prepare-se para virar um jardineiro expert no assunto!

 

Passo 1: separe os vasinhos

O primeiro passo é achar um lugar para as suas hortaliças e, para isso, vale tudo! Uma ótima ideia são os potes reaproveitáveis, como vasilhames de sorvetes e garrafas pet, panelas e latas. Eles são perfeitos para serem reutilizados no cultivo. No entanto, caso você deseje uma peça mais refinada, há opções de vasos que são autoirrigáveis e auxiliam quem tem pouco tempo no dia a dia.

 

#DicaDoMedSênior: O vaso perfeito para a plantinha crescer linda, precisa de compartimentos com furos na base, pois, dessa forma, ocorre o escoamento da água e evita o apodrecimento das raízes.

 

Passo 2: deixe o sol fazer parte do trabalho!

Um lugar com iluminação faz toda diferença para a maioria das hortaliças, isso porque, grande parte das plantas precisam ficar um período em contato com a luz solar para se desenvolverem. Escolha um ambiente que passe um período com a luz do sol!

 

Passo 3: paciência é a chave da experiência!

Além de cada hortaliça precisar de um tempo de uma exposição adequada ao sol, também é necessário descobrir o quanto de água a sua planta precisa. Regar em excesso pode ser prejudicial para a sua horta,  por isso, tenha atenção e muita paciência! Lembre-se sempre do mantra: cuidar hoje, para colher depois!

 

 #DicaDoMedSênior: Cobrir o solo com matéria orgânica é essencial! Plantas com solos expostos, perdem a umidade! Uma boa dica é fazer uma composteira! Já fizemos um conteúdo sobre isso!

 

Composteira doméstica: faça você mesmo!

Agora que você já tem todos os passos, só falta descobrir qual tipo de hortaliça mais combina com você e colocar a mão na massa para fazer a sua horta! Partiu executar esse projeto?

 

Geração+ protegida

 

O blog do MedSênior é recheado de conteúdos sobre os mais diversos assuntos para que você possa se manter sempre bem informado.

 

Fique por aqui e confira mais:
Dicas de higienização dos alimentos em época de Covid-19

foto