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Notícias - MedSênior

Ingerir líquidos te ajuda a cuidar da saúde durante o outono


O outono está chegando e cuidar da saúde se tornou ainda mais importante. A estação, que tem início no dia 20 de março, marca a transição entre um clima mais quente, o verão, e um mais frio, o inverno. Com isso, doenças respiratórias e virais reaparecem. Portanto, é o momento ideal para reforçar a hidratação e a alimentação. Confira dicas!

No verão, pelo calor e as temperaturas altas, é comum que sintamos ainda mais vontade de beber líquidos. No entanto, durante o outono, com um clima ameno, esse “alerta do corpo” diminui e você pode ficar mais tempo sem a ingestão de água e outros líquidos. 

Para quem deseja cuidar da saúde, a falta de água no organismo pode ser uma prática arriscada. 

Entenda a importância de beber água e outros líquidos durante o outono:

Ingerir líquidos ajuda a cuidar da saúde?

Pode até parecer que não há ligação entre um corpo com boa hidratação e uma saúde fortificada, mas tem. Esse é, inclusive, um dos benefícios de beber água. Um organismo hidratado tem um melhor funcionamento e equilíbrio, estando mais forte para encarar qualquer tipo de ameaça.

Contudo, a não ingestão de água e demais líquidos pode causar problemas como pedras nos rins e infecção urinária. Além disso, a desidratação também é uma doença e se não tratada pode impedir o funcionamento correto do corpo. 

A enfermidade, no entanto, é mais comum em crianças e idosos, que devem cuidar da saúde para evitar as formas graves da doença.
Por que manter a hidratação durante o outono?

A água é muito importante para o corpo. Ajuda a regular a temperatura corporal, elimina toxinas, auxilia na lubrificação das mucosas e no funcionamento do nosso organismo. Com isso, a importância de beber água para o organismo é enorme. 

Dessa maneira, vacilar na hidratação afeta diretamente o funcionamento do corpo e da imunidade. Assim sendo, você abre brechas para o aparecimento de doenças como as gripes e os resfriados. 

Outro fator importante é que mesmo que você não seja dos maiores fãs de água, você pode apostar em outros líquidos. Como forma de se hidratar, a ingestão dela pode ser complementada com sucos de frutas naturais e água de coco. 

Por outro lado, a ingestão de chás também pode ser feita para prevenir doenças. Muitos deles contam com propriedades medicinais, capazes de te auxiliar a cuidar da saúde. 

Entenda os benefícios de beber líquidos durante o outono

Agora que já entendemos a importância de beber água, é necessário compreendermos também os benefícios que ela traz ao corpo, indo muito além de questões de saúde.

Dessa maneira, veja alguns benefícios de beber água:
  • Melhora a aparência da pele;
  • Beneficia as funções intestinais;
  • Fortalece os cabelos;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Combate o aparecimento de acnes, celulites e estrias no corpo.

Como lembrar de beber água?

A importância de beber água é grande, mas nem sempre lembramos de ingeri-la ao longo do dia. Por isso, veja algumas dicas para não deixar de beber o líquido:
  • Utilizar um alarme no celular para te lembrar de beber água;
  • Teste aplicativos que incentivam a ingestão de água;
  • Carregue consigo uma garrafinha ou copo específico para água;
  • Estabeleça metas de ingestão por hora ou por dia;
  • Busque lembrar sempre dos benefícios de beber água.

Cuidar da saúde no outono também envolve a alimentação

É um fato: manter a ingestão de água ajuda e muito a ter a imunidade alta e a prevenir as doenças de outono. No entanto, a alimentação também precisa ser melhorada para passar pela estação sem problemas.

Não é necessário seguir uma dieta específica ou repleta de regras. Basta buscar por uma alimentação mais equilibrada e rica em alimentos com nutrientes como a vitamina C, por exemplo.

Veja algumas opções que contém a vitamina:
  • Laranja;
  • Limão;
  • Abacaxi;
  • Manga;
  • Acerola;
  • Brócolis;
  • Couve;
  • Pimentão amarelo.

Uma maneira de juntar os benefícios dos líquidos com a alimentação são caldos e sopas. Práticos e nutritivos, eles podem ser incluídos na dieta em refeições como o jantar. 

Se preferir, você pode utilizar carnes magras e legumes para produzir caldos e sopas. Além disso, esse é um momento para explorar a criatividade e colocar combinações variadas em prática. Entretanto, também é necessário tomar cuidado com comidas muito pesadas ou gordurosas, que podem fazer mal ao corpo.

É importante relembrar ainda que uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais, aliada a ingestão de água e demais líquidos, é uma forte combinação para manter a hidratação do corpo e cuidar da saúde. 
Se cuide com a MedSênior

Além de manter a alimentação e a hidratação, é importante manter as consultas médicas em dia. A MedSênior sabe da importância de cuidar da saúde, por isso preparamos um guia para você ter um envelhecimento saudável e com tranquilidade. Baixe e aproveite!

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