Notícias - MedSênior

Máscaras de tecido: quantas devo ter em casa?


As máscaras de tecido têm sido as grandes aliadas no combate ao avanço do coronavírus. Sinônimos de prevenção, são ideais para quando é necessário sair de casa. Segundo o Ministério da Saúde, o uso de máscaras de pano é eficaz para ajudar a barrar o contágio da doença e fundamental para que não haja prejuízo e  falta no estoque das máscaras cirúrgicas -  usadas pelos profissionais da saúde.
 
No post de hoje, nós, do blog do MedSênior, vamos te explicar quantas máscaras caseiras de pano cada pessoa deve ter e porque. Ficou curioso? Continue lendo para descobrir!
 
Quantas máscaras de tecido eu preciso ter?
 
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, cada pessoa deve ter cerca de cinco máscaras de pano em casa. No entanto, essa quantidade pode variar a depender da sua rotina. Para quem trabalha fora, por exemplo, o ideal é ter mais de cinco máscaras.
 
Essa quantidade é calculada dessa forma porque a máscara é de uso individual e não pode, sob hipótese alguma, ser compartilhada. Combinado? Além disso, a máscara de pano deve ser trocada quando estiver suja ou úmida ou tiver duas horas de uso.
 
Como higienizar a máscara de pano?
 
As máscaras caseiras devem ser lavadas e podem ser reutilizadas regularmente, mas, o recomendável é evitar mais que 30 (trinta) lavagens. Lave previamente suas máscaras, separadamente das outras peças, com água e sabão neutro. Deixe-as de molho em uma solução com água sanitária por 20 a 30 minutos. Para isso, você pode diluir 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água.
 
Depois desses passos, enxague-as bem em água corrente e as deixe secar. Se quiser, após estarem devidamente secas, você pode passá-las com ferro de passar. Pronto: agora é só usar!
 
#DicaMedSênior: jamais toque a face da máscara durante seu uso, ajuste-a sempre pelo elástico. Dessa forma, você evita contaminá-la!
 
Conheça nosso blog
 
Aqui, no blog do MedSênior, você encontra inúmeros conteúdos para se manter bem informado e cuidar da saúde. Aproveite outros dois conteúdos que separamos para você:
 
Como fazer máscara de tecido em casa?
 
4 dicas para evitar as Fake News em época de coronavírus
 
Fonte: Ministério da Saúde.
foto