Central de Atendimento: 4007-2001
Marcação de Consulta - Rede Própria: 0800 840 5505 Dúvidas sobre saúde: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS | RJ

Notícias - MedSênior

​MedSênior e MILSênior conquistam prêmio no 1º Concurso Nacional de Projetos Digitais


A MedSênior conquistou o segundo lugar no 1º Concurso Nacional de Projetos Digitais – Uso da Tecnologia na Luta Contra a Covid-19, realizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. A operadora foi premiada pelo projeto Raio-X Covid, ferramenta de inteligência artificial que utiliza a análise de radiografia do tórax para diagnóstico e condução do tratamento da doença. O concurso recebeu mais de 300 inscrições de todo o País.

O Raio-X Covid é uma aplicação de inteligência artificial, fruto da parceria do laboratório de inovação da MedSênior, o Medicine Innovation Lab (Mil Sênior) e o Centro Universitário Senai Cimatec, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia. A ferramenta cruza dados clínicos do paciente, como sintomas, idade, imagens do raio-x do tórax e outros, sinalizando para o médico a probabilidade de o paciente estar infectado pelo novo coronavírus ou ter problemas pulmonares, possibilitando que o diagnóstico ocorra de forma mais rápida.

A construção da ferramenta ocorreu em três etapas de aprendizado supervisionado. Na primeira, chamada de estruturante, foram analisadas mais de 1.200 imagens de tórax de pessoas acometidas pela Covid-19, a partir de um ensaio clínico metodológico randomizado; na segunda, o treinamento escalonado, mais de 150 mil imagens de bancos públicos garantiram a robustez das redes neurais; e na terceira, mais atual, está acontecendo o treinamento prospectivo, com atualização de dados, uma vez que a doença vem acometendo pessoas mais jovens.

“Essa premiação é uma conquista muito especial, considerando que o nosso laboratório de inovação acaba de completar um ano. A partir deste prêmio, abrimos as portas para agendas com o DATASUS - Ministério da Saúde, para apresentar o nosso projeto. O objetivo é apresentar e disponibilizar, sem custo, a ferramenta para unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de contribuir com a sociedade no enfrentamento à pandemia”, afirmou o líder de saúde do Mil Sênior, Thiago Maia.

Haverá, também, agenda com o Conselho das Secretarias de Saúde do Estado de São Paulo, que é um dos mais estruturados do País, o que possibilitará ampliar ainda mais a troca de experiências.
foto