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Musculação na terceira idade: saiba tudo sobre o tema


Você já deve saber que praticar uma atividade física é essencial para o seu Bem Envelhecer, entretanto, sabia que, a musculação na terceira idade é uma opção que também pode contribuir para a manutenção da saúde?  

Uma pesquisa divulgada pelo jornal O Globo revelou que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgada pelo Ministério da Saúde, é de, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física de intensidade.  
 

É importante consultar seu médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade física e, se possível, realizá-las com acompanhamento de um profissional. 
 

Quer saber mais sobre musculação na terceira idade? Continue a leitura, preparamos um conteúdo completo.  
 

Importância da musculação na terceira idade 
 

Envelhecer é um processo natural, mas isso não significa abrir mão da saúde e vitalidade. A musculação é uma aliada poderosa para quem busca aproveitar ao máximo a terceira idade com qualidade de vida. 
 

Fazer musculação na terceira idade é essencial para combater a sarcopenia, a perda natural de massa muscular que ocorre com o envelhecimento. Manter os músculos fortes garante mais força para realizar as atividades do dia a dia, desde subir escadas até carregar as compras do supermercado, prevenindo quedas e fraturas. 
 

Antes de iniciar uma atividade física, é fundamental consultar seu médico para realização de um check-up, além de descobrir quais são seus limites e o tipo de exercício ideal para você. 

Musculação na terceira idade: benefícios 

 

A musculação tem como objetivo fortalecer os músculos, além de desenvolvê-los, essa prática também traz diversos outros benefícios como: melhora do condicionamento físico, perda de peso, melhora na saúde óssea, melhora do humor, fortalece a imunidade, além de ajudar melhorar o sono e a aliviar sintomas da depressão.  

Outro benefício da musculação na terceira idade é que reduz significativamente o risco de quedas. Um dado divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que, todos os anos, 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem quedas.  

 

Veja mais benefícios da musculação na terceira idade:  

 

Maior independência e autonomia: com músculos mais fortes, você terá mais disposição para realizar suas atividades diárias sem precisar de ajuda. Isso significa mais liberdade para aproveitar a vida ao máximo. 
 

Adeus, dores nas articulações: a musculação ajuda a aliviar as dores nas articulações, como as da artrite, promovendo mais lubrificação e mobilidade. 
 

Corpo são, mente sã: os exercícios físicos ajudam a mitigar o declínio do volume cerebral e preservando a cognição durante o processo de envelhecimento.  

 

Dicas para praticar musculação na terceira idade com segurança 
 

Consultou um médico e obteve autorização para iniciar a musculação? Agora é fundamental seguir essas dicas para que tudo corra bem. Confira: 
 

- Comece com cargas leves e aumente gradativamente, respeitando seus limites; 

- Faça acompanhamento também com um profissional de educação física; 

- Hidrate-se sempre; 

- Combine a musculação com uma dieta nutritiva e equilibrada

- Utilize vestimenta leve e confortável; 

- Lembre-se das pausas, elas são importantes; 

- Ao se exercitar ao ar livre, use protetor solar, chapéu e roupas adequadas. 

 

O superintendente de medicina preventiva da MedSênior, Roni Chaim Mukamal, comenta que a musculação na terceira idade se destaca como um aliado poderoso para o envelhecimento, ajudando a garantir mais força, autonomia e qualidade de vida. "Na terceira idade, a musculação não apenas fortalece os músculos, mas também promove independência e vitalidade. Com orientação médica e acompanhamento profissional, é possível desfrutar dos benefícios físicos e mentais que essa prática oferece, garantindo uma vida ativa e saudável." 

 

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