Notícias - MedSênior

Perda de audição: saiba como identificar


A perda de audição na terceira idade acontece por conta do processo degenerativo, relacionado ao envelhecimento natural de algumas células auditivas. Em uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL-CCF), mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas de audição após os 40 anos. No mesmo levantamento, foi constatado que as pessoas demoram cerca de 7 anos para procurar um especialista após perceber algum dano auditivo. Dessa forma, o tratamento também é adiado.
 
Quer saber como prevenir problemas de audição? Nós, do blog da MedSênior, preparamos um conteúdo especial sobre esse assunto para te deixar bem informado. Confira!
 
Quais as causas da perda auditiva?
 
A perda auditiva está ligada ao envelhecimento, mas, fatores de risco como diabetes, pressão alta e tabagismo podem acelerar o processo. Além dos maus hábitos praticados ao longo da vida, que podem aumentar os riscos de problemas com a audição.
 
Por existirem fatores específicos que podem provocar a perda de audição, resolvemos listá-los:
 
  • Quimioterapias;
  • Uso de sildenafil (viagra);
  • Infecções como meningite;
  • Otite média;
  • Hipertensão;
 
Como notar a perda auditiva?
 
A perda de audição pode ser notada por meio de vários sinais, como a dificuldade em falar pelo telefone e o impedimento de manter um diálogo simples, por não conseguir compreender algumas palavras que são ditas. Esses sintomas podem vir acompanhados de uma depressão, visto que a pessoa tem dificuldades de ouvir o que lhe é comunicado e passa a se isolar dos demais.
 
Os obstáculos que dificultam a comunicação podem interferir também na realização de atividades diárias, como sair de casa, conversar com amigos e familiares. Esse isolamento social e físico pode resultar no comprometimento cognitivo leve.
 
#DicadoMedSênior: para caso de pessoas que estão com problemas de perda auditiva, os familiares devem estabelecer uma comunicação mais atenta. Tentar falar pausadamente e olhando para a pessoa para que ela consiga fazer a leitura orofacial, falar um pouco mais alto, mas sem gritar e, caso a pessoa não entenda, repetir a fala com novas palavras para que as chances de entendimento aumentem.
 
Como tratar a perda de audição?
 
Problemas auditivos podem acometer três partes do ouvido: orelha externa, orelha média e células ciliadas da cóclea. E para os diferentes graus da patologia há diversos tratamentos, como procedimentos cirúrgicos e o uso de aparelhos auditivos para que o som ambiente seja amplificado - esses podem ser adaptados para qualquer nível de perda, mas o uso deve ser recomendado por um especialista. 
 
Procurar um médico, caso note algum sinal de perda auditiva, é fundamental para que o tratamento seja realizado o quanto antes - dessa forma, você poderá resguardar a qualidade da sua audição. A perda auditiva pode interferir na vida pessoal e profissional, comprometendo a qualidade de vida. A demora na procura de um profissional pode também agravar a patologia - resultando na perda de grau profundo.
 
Como evitar problemas de audição?
Muitas patologias auditivas podem ser evitadas ou ao menos ter o seu surgimento prolongado, mas para que isso aconteça é preciso adotar medidas no dia a dia para manter sua audição saudável. Para te ajudar, listamos algumas delas:
  • Não usar fones constantemente por um período longo de tempo;
  • Não se expor a sons muito altos e frequentes;
  • Não colocar objetos dentro do ouvido;
  • Utilizar epi’s recomendados em lugares de trabalho com intensos ruídos;
  • Fazer o tratamento adequado de doenças infectocontagiosas, como meningite e otite, que podem evoluir para um surdez.
MedSênior: o plano de saúde da Geração+
 
Somos o MedSênior, um plano de saúde exclusivo para quem tem 49+. Totalmente voltado para o cuidado e medicina preventiva, ou seja, tratamos as doenças antes mesmo que elas apareçam. E o melhor, somos um plano de saúde sem coparticipação. Venha fazer parte da Geração+!
 
Geração + saudável e informada
 
Aqui no blog da MedSênior você encontra muitos outros conteúdos para se manter bem informado. Veja os posts!
 
10 mandamentos da Geração+ para viver bem
 
Medicina integrativa e longevidade
foto