Notícias - MedSênior

Se cuidar: quando buscar um plano de saúde específico para a Geração+?


A Geração+ está cada vez mais preocupada em viver bem e se cuidar. Para alcançar esses objetivos, alguns itens se tornaram primordiais, como uma alimentação saudável e assistência médica frequente. Com isso, surge o questionamento: quando contratar um plano de saúde especializado? Entenda qual o momento certo e como tomar essa decisão.
 
A população que está na fase da terceira idade vem aumentando no Brasil, como apontam dados do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas, FGV Social. No Brasil, até 2020, 10,53% da população tinha 65 anos ou mais. Nessa fase, os cuidados com a saúde tendem a se intensificar e a busca por um acompanhamento médico especializado também se torna mais frequente.

Como começar a se cuidar

Já na Geração+, se cuidar é uma maneira de poder curtir com mais segurança e menos preocupação. Para viver bem, contudo, dar início a uma rotina mais planejada é o primeiro passo. Esse é o momento de ter atenção à situações como a prevenção de doenças e preparo físico. Veja como começar:

Faça exercícios

Seja como forma de se cuidar ou condicionar o corpo, a prática de exercícios faz muito bem para a Geração+. Se exercitar pelo menos 30 minutos todos os dias permite ainda um melhor funcionamento do organismo e a regulação do peso.

Coma melhor

É nesse momento da vida que algumas doenças, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos podem aparecer. Por isso, por mais difícil que seja resistir às fugas da dieta, manter uma alimentação equilibrada e rica em fibras e vegetais ajuda a prevenir males comuns à idade.
 
É válido destacar ainda que alimentos industrializados, com excesso de sal ou açúcar, devem ser evitados na dieta.

Cuide da saúde mental

A chegada de uma nova etapa traz consigo diversas mudanças. Geralmente, é nessa etapa que há a troca de uma vida profissional mais ativa pela aposentadoria e a chegada de momentos mais livres, com outras prioridades. Essa transição, no entanto, nem sempre é fácil e depende de uma saúde mental estável para que a Geração+ não sinta os efeitos negativos dela.
 
Com isso, idas ao psicólogo, fazer o que gostar e buscar tirar um tempo para si são caminhos que auxiliam na busca por uma saúde mental estável.

Assistência médica

Conforme os momentos da vida ocorrem, a saúde passa a ser uma preocupação cada vez mais forte. Por isso, manter uma rotina de idas ao médico e os cuidados preventivos é o ideal para não ser pego(a) de surpresa. Entretanto, para que isso seja possível, é necessário uma assistência médica presente e ativa. 
 
Por outro lado, nem todos sabem quando começar a recorrer a uma assistência médica. E, se o melhor, neste caso, é buscar por um plano de saúde para terceira idade.

Quando buscar um plano de saúde para a terceira idade

Essa é uma questão particular, que deve ser analisada a partir de alguns fatores. Contudo, a hora certa de buscar por um plano específico é quando se tem a necessidade ou vontade de se cuidar. Quando é prioridade ter uma assistência médica próxima, específica para as necessidades dessa geração, e que passe segurança. Veja:
 
  • O planejamento para o futuro: planejar os próximos passos traz mais segurança para tomar algumas atitudes. Com as incertezas do que vem pela frente, a aquisição de um plano de saúde para idoso significa prevenção e mais tranquilidade para vivenciar as experiências que virão.
 
  • A necessidade de tratamento para doenças pré-existentes: quem tem algum tipo de doença pré-existente, sabe que precisa se cuidar ainda mais para manter a qualidade de vida. Com isso, um plano de saúde para idoso irá proporcionar uma assistência médica especializada na Geração+.
 
  • A possibilidade de assistência médica a qualquer hora: se cuidar é pensar também nos imprevistos. De acordo com Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, as quedas aumentam com o passar dos anos, podendo chegar à 40% em pessoas de 80 anos ou mais.

Por sua vez, outros tipos de acidentes e até mesmo necessidades de saúde podem surgir, justificando a contratação de uma assistência médica específica.
 
  • Ter segurança: ter um plano de saúde específico para a Geração+ garante não apenas um atendimento especializado, como a segurança de que independente do que ocorrer, elas terão acesso à assistência médica de qualidade. 

Após analisar os fatores, é importante observar, por último, o que cada plano oferece, pontuando as prioridades para o seu planejamento de vida. Confira alguns deles:
 
  • Checar a coparticipação
  • As avaliações dos usuários sobre o atendimento do plano;
  • As reclamações feitas sobre o plano e seu atendimento;
  • Cheque a abrangência do plano;
  • Veja se eles contam com unidades próprias;
  • Confira se há unidades próximas ao beneficiário;
  • Quais os diferenciais oferecidos para a terceira idade.

Geração+ informada

foto