Central de Atendimento: 4007-2001
Marcação de Consulta - Rede Própria: 0800 840 5505 Dúvidas sobre saúde: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS | RJ

Notícias - MedSênior

Terapia ocupacional: o que é e por que fazer?


Nosso dia a dia é repleto de uma série de atividades, seja a de caminhar, alimentar ou até mesmo dormir. Por mais que algumas delas possam parecer simples e rotineiras, existem alguns problemas de saúde que podem impedir ou dificultar a realização delas corretamente. A terapia ocupacional é o que vai ajudar quem sofre esses problemas a realizar essas tarefas sem dificuldades.
O terapeuta ocupacional é o profissional que ajuda os pacientes na busca da melhora da realização dessas atividades cotidianas, que estão relacionadas ao autocuidado, lazer e atividades sociais no geral.
Neste conteúdo, além de te explicar o que é terapia ocupacional, vamos te contar melhor para quem ela é mais indicada. Continue a leitura e entenda melhor esse tipo de terapia que pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida!

Quem precisa de terapia ocupacional?

A terapia ocupacional não tem restrições de idade, ela pode ser indicada para o tratamento de pessoas de qualquer geração, desde bebês até idosos. Geralmente, ela é voltada para todas as pessoas que tenham sofrido algum tipo de comprometimento que ocasione dificuldades para a realização das tarefas diárias, no trabalho ou em casa.
O que costuma causar esses comprometimentos são os mais diversos acidentes, doenças degenerativas, doenças ocupacionais e a diminuição da força muscular natural que vem com o envelhecimento. Contudo, por mais que seja mais comum realizar a terapia ocupacional após algum acidente, ela é muito proveitosa para garantir o envelhecimento saudável. Assim, ela ajuda a garantir mais qualidade de vida e bem-estar durante a terceira idade.

Terapia ocupacional para idosos

A realização da terapia ocupacional durante a terceira idade auxilia em diversos aspectos na vida do idoso. Ela ajuda a melhorar o enfrentamento dos desafios do dia a dia, que costumam se tornar mais comuns a partir do envelhecimento, com a diminuição de massa muscular e enfraquecimento ósseo natural.
Para te ajudar a saber melhor como o terapeuta ocupacional pode fazer a diferença na sua vida, trouxemos uma série de áreas ele pode atuar:
  1. Ajuda a melhorar a mobilidade no dia a dia
  2. Trabalha a melhora da saúde mental, por proporcionar mais autonomia
  3. Previne o acontecimento de acidentes domésticos causados pela debilitação física
  4. Ajuda na socialização, por permitir que o idoso tenha total autonomia para sair de casa e viver a sua vida
  5. Permite que o idoso se sinta mais independente

Conheça as Oficinas de Saúde MedSênior

O plano MedSênior garante oficinas de saúde que proporcionam mais qualidade de vida e bem-estar durante a terceira idade. O programa conta com diversas oficinas diferentes que garantem uma melhora da condição física e mental. Conheça cada oficina do programa:
  • Arte Terapia
    Oficina que incentiva o bem-estar e inclusão social, além de estimular a memória, por meio do ensino de trabalhos artesanais.
  • Corpo Leve
    Práticas de diversas modalidades de atividade física com o objetivo de estimular o exercício, alongamentos, postura e equilíbrio.
  • NurtiSaber
    Mude seus hábitos e  melhore a qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável e das oficinas de culinária.
  • Cabeça Boa
    Programa de atividades mentais criativas que exercitam o cérebro, melhorando a memória e as funções mais importantes.
  • Educa a Dor
    Programa que visa a prática de exercícios no seguimento da fisioterapia, com o propósito de amenizar dores físicas.
  • Espírito Forte
    Programa de atitudes positivas, busca de conhecimentos, inclusão social e cidadania, com a finalidade de uma vida longa, ativa e feliz.
Contrate o plano MedSênior e garanta todos os benefícios para a sua saúde. Para isso, basta clicar aqui e preencher os dados solicitados!
foto