Notícias - MedSênior

Vovôs modernos reinventam educação dos netos


Os avós modernos praticam exercícios, acessam à internet, vão à academia, viajam, se divertem com amigos e, ainda, ajudam a cuidar dos netos. Você é um deles ou deseja ser? Entenda neste post os benefícios de abrir a mente.
 
Mudança de hábitos dos avós
 
As vovós e vovôs têm a cada dia perdido o estereótipo de senhores na cadeira de balanço. Eles estão mais modernos, jovens e conectados. Trocaram o banco da praça pela academia e, na mão, em vez de agulhas de tricô, celulares e tablets. 
 
Relação avós e netos
 
É notável que a interação entre avós e netos faz bem para ambos. Mas, para comprovar isso, um estudo feito pelo Boston College, nos Estados Unidos, revelou que os dois lados se beneficiam desse relacionamento: os avós, pela conexão com uma geração mais nova, causando uma abertura a novas ideias e os netos, recebem deles a sabedoria adquirida durante a vida, incorporando o conhecimento quando se tornam adultos. 
 
Papel dos avós na educação dos netos
 
A relação com seus netos traz uma diversidade de trocas: 
  • Ensinam e difundem habilidades práticas;
  • Oferecem conselhos, encorajamento e conforto;
  • Dão forma ao caráter e personalidade dos netos, transmitindo ética e responsabilidade para a vida em sociedade.
 
Nem a distância separa
 
Para as vovós e vovôs modernos, a distância não é mais uma barreira no contato com os netos. Por serem adeptos das novas tecnologias e redes sociais, podem acompanhar, mesmo de longe, o crescimento e rotina. Vídeo chamada, mensagens, ligações, vídeos e fotos, vale tudo para se fazer presente. 
 
Dicas que podem ajudar na educação dos netos
 
Separamos algumas dicas para ajudar na educação e relação com os netos:
 
  • A relação avós e comida é sempre muito lembrada com amor e afeto. Doces são gostosos, mas, em excesso fazem mal aos dentes e causam outros problemas. Cuidar da alimentação é uma forma infinitamente mais saudável de demonstrar carinho.
  • Vai sair com os netos? Lembre-se de avisar aos pais. Diga aonde irão e passe todas as informações para não gerar uma preocupação desnecessária. 

 
Interferência dos avós na educação dos netos
 
Destratar decisões dos pais na frente dos netos é uma situação bastante complicada. Prefira fazer isso em outro momento, converse sobre a situação e exponha seu ponto de vista;
 
A presença dos avós na educação dos netos é de grande contribuição. Eles têm o papel de apoiar os pais, seguindo sua linha de educação e, na ausência deles, corrigir e orientar. Lembre-se de sempre seguir a hierarquia da família. Para finalizar, duas coisas não podem faltar e estão liberadas sem moderação: amor e carinho. 
 
Fonte: Psicóloga Ana Carolina Barbieri Lima / CRP 16/6571
 
Gostou deste conteúdo? Então, confira nossos outros posts! 
 
Como realizar tarefas domésticas sem prejudicar a postura

Você sabe o que é apneia do sono?
 

foto