Notícias - MedSênior

Dia Nacional da Saúde: entenda o porquê desta data


O Dia Nacional da Saúde é comemorado anualmente em 5 de agosto e  tem como objetivo principal alertar sobre a importância dos cuidados com o corpo, tanto no aspecto físico quanto no mental, até porque, não dá para separar um do outro! Esse é um momento para repensar atitudes e incluir hábitos mais saudáveis no seu dia a dia, principalmente, no período atual que enfrentamos.

 

Pesquisas apontam que os brasileiros têm procurado incluir hábitos mais saudáveis no seu cotidiano. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), oito em cada dez brasileiros se esforçam para ter uma boa alimentação e cerca de 80% da população busca adotar uma alimentação mais saudável. Esses dados revelam a importância de datas como esta, pois, a partir desses estímulos, a população cada vez mais é incentivada a adotar hábitos que garantem a qualidade de vida.

 

Mas você conhece o porquê deste dia?

Criada há décadas, por meio de um Decreto-lei de número 5352, a data foi escolhida  para homenagear o médico e cientista Oswaldo Cruz. O dia, que é o mesmo do seu aniversário, celebra também os feitos desse importante epidemiologista e sanitarista brasileiro, como a grande preocupação com a educação sanitária e, principalmente, o pioneirismo em combater as doenças transmissíveis. 

 

Então, que tal iniciar hoje uma rotina mais saudável?

Use este dia para repensar ações e incluir hábitos mais saudáveis na sua rotina. Esse pode ser um ótimo plano para ser executado na quarentena! Separamos algumas dicas para você, que tal dar o pontapé inicial agora mesmo? 

 

1.Planeje a alimentação

A alimentação não precisa ser um problema durante o período de isolamento social. O planejamento pode te salvar (e muito!) na hora de montar uma rotina mais saudável. Se você não tem tempo para cozinhar, tente fazer os pratos no final de semana e refrigere-os para consumir durante a semana! Essa  dica de ouro pode ser fundamental na sua rotina.

2.Faça atividade física em casa

O corpo pode e deve continuar ativo durante o isolamento social. Busque praticar atividades físicas dentro de casa! Temos ótimas dicas sobre meditação guiada, confira! 

3.Durma e acorde sempre no mesmo horário

Já pensou em usar o período de isolamento social para regular o sono? Essa é uma ótima forma de ganhar mais disposição durante o dia! Busque sempre dormir e acordar no mesmo horário de costume.

 

4. Aprenda alguma coisa nova

Precisamos exercitar o corpo e mente! Por isso, que tal aprender uma coisa nova hoje? Pode ser uma língua, um jogo ou até mesmo começar um hobby! 

 

Nós, do MedSênior, celebramos o Dia Nacional da Saúde, até porque, cuidar de você faz parte do nosso plano.
 

Fonte: Ministério da Saúde

 

Geração+ protegida

O blog do MedSênior é recheado de conteúdos sobre os mais diversos assuntos para que você possa se manter sempre bem informado.

 

Fique por aqui e confira mais:

Quarentena: tutoriais para passar o tempo em casa

Como melhorar a imunidade com ajuda dos alimentos

foto