Notícias - MedSênior

Dicas para cuidar da saúde mental durante a quarentena


O isolamento social tem sido uma das principais medidas para conter o avanço da Covid-19. O que temos vivido neste cenário atual é algo totalmente novo e, para te ajudar a passar por ele com qualidade de vida e bem-estar mental, nós, do blog do MedSênior, preparamos um post repleto de dicas de como enfrentar a quarentena com responsabilidade, bom humor e criatividade. Vamos conferir? 
 
Por que é importante cuidar da saúde mental nesse período?
 
Consultamos nosso psicóloga, Dra. Ana Carolina Barbieri, para responder essa questão. “Neste momento de pandemia a realidade estável que nos cercava desaparece, dando lugar a uma rotina completamente diferente. Dessa forma, os níveis de ansiedade, estresse, pensamentos negativos e inquietação se elevam. É por isso que cuidar da saúde mental é essencial e, para isso, torna-se necessário a adoção de algumas práticas.”
 
A seguir, listamos quatro dicas para te ajudar a cuidar da mente durante a pandemia. Confira!
 
1 - Escolha períodos do dia para se atualizar com os noticiários
 
Basta ligar a televisão ou acessar a internet para começar a ser impactado por uma série de notícias sobre o novo coronavírus. Como tudo que é consumido em excesso faz mal, separe um momento do dia para se atualizar. Evitar o consumo excessivo de notícias é fundamental para diminuir os níveis de ansiedade. Além disso, é preciso ficar atento aos conteúdos que recebe e buscar sempre checar a fonte dos materiais.
 
2 - Mantenha contato com familiares e amigos
 
Que tal aproveitar as plataformas digitais, como Facebook, WhatsApp e Instagram, para matar a saudade da família e dos amigos? Manter-se conectado com as pessoas que a gente ama é fundamental para preservar a qualidade da saúde mental.
 
Lembre-se: você não está sozinho nessa! Estamos conectados, por meio das nossas redes sociais e blog, com você ;)
 
3 - Conheça os benefícios da meditação
 
A meditação é ótima para equilibrar os pensamentos e se manter positivo. A prática milenar ajuda e ensina a mente a manter o foco no presente Alguns aplicativos gratuitos, como o Sattva, disponibilizam meditação guiada, uma ótima prática para o momento!
 
Meditar é como correr! Ninguém começa fazendo 30 minutos e da melhor maneira. É preciso praticar aos poucos. Nossa dica é começar com um minuto de meditação ou com exercícios de atenção plena.
 
4 - Mantenha uma rotina de exercícios físicos
 
Manter uma rotina de exercícios físicos é uma boa prática para cuidar da saúde mental. Aproveite os espaços da sua casa para se exercitar, de maneira leve e moderada ;)
 
Conheça o blog do MedSênior!
 
Gostou do post? Então fique por aqui e aproveite outros dois conteúdos do nosso blog que, com certeza, vão te interessar:
 
Isolamento social: como evitar a ansiedade nesse período?

Quarentena: tutoriais para passar o tempo em casa
 

Fonte: Ana Carolina Barbieri Lima, psicóloga MedSênior, CRP 16/6571.
foto