Notícias - MedSênior

Obesidade na terceira idade: a importância da mudança de hábito


Segundo o Ministério da Saúde, 52% dos brasileiros se encontram acima do peso. Esse número preocupa, principalmente, quando se fala na terceira idade, já que a alteração do metabolismo torna mais difícil perder peso, gerando inúmeros problemas de saúde como a pressão alta e doenças cardíacas.

 

Além disso, o excesso de peso também reduz a qualidade de vida e aumenta o risco de complicações na saúde que podem ser irreversíveis. O aumento do peso pode ser causado por fatores diversos, que vão desde a má-alimentação quanto a predisposição genética. Porém, na terceira idade, a diminuição no ritmo das atividades físicas explica bastante esse quadro. Afinal de contas, grande parte das pessoas acima dos 65 anos está aposentada.

 

De olho na alimentação

Por optarem um estilo de vida mais prático e rápido, muitas pessoas acabam por consumir alimentos industrializados e processados, que são ricos em açúcar e sódio, os principais vilões da saúde. Por isso, é importante reduzir o consumo de refrigerantes, salgadinhos e hambúrgueres, e investir em frutas, verduras e legumes. 

 

A necessidade nutricional também é um fator a ser considerado. Após os 60 anos de idade, pode ser necessário uma dose a mais de vitamina C, responsável por reforçar o sistema imunológico. 

 

LEIA MAIS

+ Os benefícios de ter um pet em casa

+ Arte: uma aliada contra ansiedade

+ Como fazer uma horta em casa?

 

Principais implicações do excesso de peso

O excesso de gordura corporal possui reflexos que podem ser sentidos rapidamente. Dores nas costas, nos joelhos, cansaço extremo ao caminhar são algumas delas. Então, a mudança de hábitos deve ser feita de forma gradativa e se tornar rotina. 

 

A prática de exercícios físicos (atividades como hidroginástica, caminhada e até mesmo musculação) são extremamente recomendáveis. Pois, além de manter a saúde física, também auxilia na saúde mental, uma vez que libera dopamina e serotonina, responsáveis por controlar o humor e a sensação de bem-estar.

 
foto