Central de Atendimento: 4007-2001
Marcação de Consulta - Rede Própria: 0800 840 5505 Dúvidas sobre saúde: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS | RJ

Notícias - MedSênior

3 doenças de primavera e como preveni-las


O início da primavera encanta muitas pessoas, principalmente aqueles que amam atividades ao ar livre. Com um clima ameno no dia a dia, os parques mais coloridos e as ruas mais movimentadas, a estação, com certeza é uma das estações mais alegres para diversas pessoas. Contudo, durante o período é comum o aparecimento de doenças de primavera.
Especialmente para quem sofre de alergias, a primavera pode ser uma estação um pouco incômoda, visto que, durante o período, é comum que problemas como a rinite se intensifiquem, por exemplo. No entanto, as alergias respiratórias não são as únicas doenças de primavera.
Neste post trouxemos alguns problemas comuns da estação e como prevenir eles. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

1. Rinite alérgica

Por afetar diretamente a região das mucosas nasais, a doença crônica costuma causar muitos espirros seguidos (crises), obstrução das vias aéreas, coriza aquosa e diversos outros sintomas. Dentre os causadores da crise de rinite alérgica estão diversos alérgenos inaláveis, como a poeira, ácaros e caspas de animais.
Durante a estação, o pólen presente nas flores se propaga com mais facilidade, o que pode levar a crises de rinite em quem sofre com o problema, já que ele é um alérgeno muito incômodo.

Como prevenir a rinite na primavera

Para evitar o surgimento da rinite alérgica durante a primavera, o ideal é não ficar exposto a ambientes que podem conter muitos alérgenos, como próximo a flores, lugares empoeirados ou próximo a campos com muita terra (poeira). Outra boa medida de prevenção é manter a casa sempre muito bem arejada e realizar a lavagem da região nasal sempre que sentir algum incômodo.

2. Conjuntivite alérgica

Pode até parecer um pouco incomum para alguns, mas a conjuntivite alérgica também é uma doença de primavera. A doença é uma reação do sistema imunológico a corpos estranhos no organismo, o que produz uma ação inflamatória.
Dentre suas principais causas estão os alérgenos provindos da poeira e dos pets, contudo, esses não são os únicos responsáveis por desencadear a alergia. Outros possíveis corpos que desencadeiam o problema são os ácaros, pólen das flores e gramíneas.
Comumente, a conjuntivite alérgica se caracteriza pela formação de uma membrana que recobre o olho e interior da pálpebra, além de causar coceira, inchaço, fotofobia e queimação na região dos olhos.

Prevenção da conjuntivite alérgica na primavera

Em primeiro lugar, evite lugares muito expostos à pólen, poeira e ácaros. E, quando em casa, mantenha os ambientes abertos e muito arejados, além de dar preferência a móveis de fácil limpeza, que não acumulam muita poeira. E, principalmente, evite tocar os olhos sem higienizar as mãos antes.

3. Asma

Embora não seja um distúrbio respiratório que se restringe a essa estação, a Asma pode se intensificar durante o período da primavera. Essa doença crônica se caracteriza pela inflamação das vias respiratórias e causa sensação de peso no peito, falta de ar, cansaço e tosse intensa.
Durante a primavera, devido a alta em pólen liberado na natureza, pode haver uma intensificação da inflamação dos brônquios e dos sintomas da doença, o que causa crises mais frequentes, principalmente durante a noite.

Como prevenir a intensificação da asma na primavera

O tratamento do problema deve ser feito sob orientação de médicos especialistas, pois geralmente há a necessidade do uso de medicamentos específicos e que precisam de receita, como corticoides e broncodilatadores de curta ou longa ação.

Conte com a MedSênior!

Por mais que a chegada da primavera possa intensificar diversas alergias, tudo pode ser evitado e controlado com a ajuda de médicos especialistas. Com ajuda da MedSênior, você terá  o acompanhamento desses médicos, sempre voltados para a Medicina Preventiva. Para contratar o plano basta clicar aqui e realizar seu cadastro!
foto