Central de Atendimento: 4007-2001
Marcação de Consulta - Rede Própria: 0800 840 5505 Dúvidas sobre saúde: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS | RJ

Notícias - MedSênior

Azeite de oliva para diabetes é bom? Saiba mais!


Presente na casa da maior parte dos brasileiros, o azeite é um curinga na cozinha, que agrega muito sabor a diversos pratos. Seja na salada ou para grelhar algum alimento, ele é uma opção perfeita para quem ama receitas com gostos únicos. Contudo, o que poucos sabem é que, usado em prol da saúde, o ingrediente pode garantir muitos benefícios, principalmente no caso do azeite de oliva para diabetes.
Neste conteúdo te contamos mais sobre os benefícios presentes no azeite de oliva, o que ele proporciona para a sua saúde e como ele pode se relacionar positivamente com o controle da diabetes. Continue a leitura e descubra várias informações interessantes sobre o assunto!

Diabetes: o que é e quais suas causas?

A diabetes (diabetes mellitus), é uma doença metabólica crônica que se caracteriza pelo aumento do nível de glicose (açúcar) presente na corrente sanguínea. Isso ocorre devido ao mau funcionamento da insulina, que é a responsável pela metabolização da glicose pelas células. Por consequência, o açúcar se acumula no sangue quando, normalmente, deveria ser gasto.
Dentre os sintomas do problema estão a sede exagerada, sensação de boca seca, aumento da fome, urina frequente, cansaço e visão alterada. Contudo, geralmente os sintomas podem se intensificar e variar dependendo do tipo de diabetes.
Leia também:

Azeite para diabetes: como ele ajuda?

Como o azeite é rico em ácido oleico e polifenóis, em especial o tirosol, esse ingrediente oferece alto potencial antioxidante e anti-inflamatório. Essas características do ingrediente comprovam que o azeite de oliva é bom para diabetes, que atua em duas formas contra a doença:

1. Preserva as células produtoras de insulina

A insulina é o hormônio proteico produzido pelo pâncreas, que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. Essa proteína estimula a absorção de glicose pelas células do nosso corpo e, assim, controla os níveis de glicose em cada uma.
O azeite atua ajudando as células que produzem essa proteína saudáveis, ou seja, o ingrediente facilita o processo de produção da insulina em nosso corpo.  Por consequência, o azeite ajuda indiretamente na metabolização do açúcar pelo organismo.

2. Ajuda a evitar a glicemia

Além de melhorar na produção da proteína, o azeite de oliva ajuda a aumentar a sensibilidade do organismo à insulina. Consequentemente, a proteína auxilia a fazer com que a glicose presente no sangue entre nas células com mais facilidade.

Como a alimentação ajuda na saúde?

A alimentação é um forte aliado da nossa saúde. É a partir dela que tiramos todos os nutrientes essenciais para manter o corpo funcionando bem. Com a ajuda dos nossos especialistas, você consegue entender melhor quais alimentos vão ser os maiores aliados de uma vida saudável. Para isso, basta clicar aqui e contratar o plano MedSênior!
foto