Central de Atendimento: 4007-2001
Marcação de Consulta - Rede Própria: 0800 840 5505 Dúvidas sobre saúde: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS | RJ

Notícias - MedSênior

Descubra os benefícios do samba para a saúde do idoso


Além de transmitir muita alegria, sambar também pode ser uma ótima prática para a sua saúde. Você sabia disso? Neste conteúdo, contamos para você quais são os benefícios do samba para a saúde das pessoas idosas e porque é tão importante adicionar essa dança na sua rotina. Confira agora mesmo!

Samba e saúde: entenda a relação

Segundo alguns especialistas, o samba pode ser uma prática muito eficaz para a manutenção de uma boa saúde independentemente da idade em que a pessoa começa a praticá-lo. Isso se deve ao fato de que a dança em si é um ótimo exercício para o corpo e também para a mente. Confira alguns benefícios do samba para a sua saúde!

O samba fortalece a musculatura

Por ser um exercício físico, o samba ajuda na manutenção do tônus muscular. Ele enrijece os músculos, em especial os dos membros inferiores, como as coxas e panturrilhas. Além disso, essa dança ajuda na definição da barriga. Devido a isso, ele é ótimo para evitar a perda de massa muscular que costuma ser comum durante o envelhecimento e ainda ajuda no emagrecimento.

Sambar faz bem ao coração

Durante todo o esforço que fazemos para dançar, há um aumento da frequência cardíaca, aceleração do metabolismo e elevação da temperatura corporal. Isso se deve às mudanças frequentes de intensidade desta atividade física, considerada um exercício intervalado. Dessa forma, o samba é considerado um ótimo exercício para a manutenção da saúde do seu coração.

Samba ajuda na socialização

Ninguém samba sozinho, não é mesmo? Dessa forma, por ser uma atividade geralmente praticada a dois ou em grupos, o samba é uma ótima forma de socialização. Durante uma noite de samba, você conhece pessoas diferentes e pode fazer grandes amigos, que alegrarão a sua vida todos os dias.

Sua saúde mental é beneficiada pelo samba

Enquanto dançamos, o nosso corpo libera vários neurotransmissores no cérebro que estão relacionados à alegria, bem-estar e prazer. Alguns exemplos desses neurotransmissores são a serotonina, dopamina e endorfina. Assim, o samba ajuda a evitar o desenvolvimento de problemas que acometem a saúde mental, diminuindo as chances de desenvolvimento da ansiedade e depressão.

Confira mais dicas de saúde

Gostou deste conteúdo? Aqui no blog da MedSênior você encontra diversos outros artigos interessantes sobre saúde, envelhecimento saudável e vida na terceira idade. Clique aqui agora mesmo, acesse a página principal do nosso blog e confira várias outras publicações que podem ser interessantes para você!

Ao se tornar um beneficiário MedSênior, você terá acesso às nossas Oficinas de Saúde. Confira alguns exemplos de oficinas que também ajudam a cuidar do seu corpo e manter a saúde em dia:

  • Corpo leve: prática de diversas modalidades de atividade física visando estimular o exercício, alongamento, postura e equilíbrio.
  • Educa a Dor: promove a prática de exercícios do seguimento de fisioterapia a fim de amenizar dores físicas.

Clique aqui para se tornar um beneficiário MedSênior!

 

foto