Central de Atendimento: 4007-2001
Marcação de Consulta - Rede Própria: 0800 840 5505 Dúvidas sobre saúde: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS | RJ

Notícias - MedSênior

Problemas de visão: quais podem levar à cegueira?


Com o passar dos anos, é comum que nós acabemos desenvolvendo alguns problemas de visão.  Isso é algo natural, afinal, com o envelhecimento há uma diminuição da acuidade visual que, geralmente, pode ser discreta. Contudo, alguns problemas oculares podem ser mais severos e inclusive podem levar à cegueira. Neste artigo, você vai saber como identificá-los e lidar com eles!

Durante a terceira idade, é comum que haja uma maior necessidade de luz para a realização de tarefas mais simples no dia a dia, alguns exemplos são: ler, escrever, cozinhar e até mesmo dirigir. Isso é algo natural, afinal, com o envelhecimento passamos por diversas mudanças que afetam a nossa vida. Mas como saber quando isso indica um problema mais sério? Descubra agora neste post!

+ Dia da Saúde Ocular: 4 doenças mais comuns depois dos 49!

Saúde dos olhos: conheça o que pode afetá-la

Comumente, os problemas que afetam a saúde dos olhos são causados por alguma doença localizada em qualquer ponto da estrutura dos olhos, desde a retina até o cérebro. No entanto, quando a disfunção é localizada em apenas um olho, ela geralmente está ligada a algum problema que está atingindo o nervo óptico - causando uma diminuição no campo visão.

Esses problemas de visão podem se caracterizar por perdas parciais, conhecida como ambliopia, ou perda total da visão, conhecida como amaurose. Nos casos de problemas de visão que levam à cegueira, há alguns estágios que precisam ser observados. Abaixo trouxemos uma lista de sinais de alerta aos quais você deve se atentar. Confira:

  1. Distúrbios no campo de visão;
  2. Aparecimento de manchas na visão;
  3. Presença de pontos de luz; e outros. 

Contudo, de acordo com o afirmado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), até 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou contam com tratamento. Para isso, é necessário fazer o acompanhamento da saúde dos olhos com um oftalmologista e estar constantemente atento aos sinais que sua visão apresenta.

+ É beneficiário MedSênior? Clique aqui e encontre um oftalmologista em nosso Guia Médico!

Durante a terceira idade, os problemas de visão mais comuns são a catarata (opacificação do cristalino), glaucoma, doenças da retina ou retinopatia (em especial a degeneração macular). Continue lendo e confira quais são os problemas que podem levar à perda da visão e como lidar com eles!

Quais os problemas de visão podem levar à cegueira?

Agora que você já entende um pouco mais sobre sobre saúde dos olhos e que, na maioria dos casos, eles podem ser tratados, vamos conversar mais sobre quais são os problemas que ocasionam a cegueira - assim como as formas de tratamento para cada um deles. Confira agora mesmo!

Glaucoma

A primeira coisa que você precisa saber é que o glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível em todo o mundo. Essa doença é ocasionada por um aumento na pressão intraocular que, por consequência, leva a lesões do nervo óptico. Assim, o glaucoma ocasiona um comprometimento visual e, se não tratado, pode causar dano permanente ao nervo óptico e perda completa da visão.

Contudo, esse problema pode ser tratado e, sim, revertido - impedindo o agravamento do mesmo e, consequentemente, evitando o desenvolvimento da cegueira. Para iniciar o tratamento logo cedo é indispensável que você faça consultas oftalmológicas regulares, já que a doença não costuma apresentar sintomas no início.

Para tratar o glaucoma, geralmente o médico oftalmologista indica o uso de colírios que diminuem a pressão ocular e ajudam a evitar lesões ao nervo óptico. Para a escolha do colírio, o especialista levará em consideração o tipo do seu glaucoma e, em vários casos, é necessário o uso de mais de um colírio para o tratamento.

Catarata

Caracterizada como uma perda progressiva da transparência do cristalino, a catarata é uma de várias doenças que podem afetar os olhos. Para que as imagens que vemos sejam transmitidas para o cérebro, há a passagem de luz do cristalino para a retina - assim, conseguimos enxergar. Quando o cristalino se torna opaco, a entrada de luz nos olhos é comprometida, levando à diminuição da visão e, em estágios mais avançados, a cegueira.

Diferentemente do glaucoma, a catarata costuma apresentar alguns sintomas, como:

  • Visão duplicada;
  • Dificuldade para enxergar;
  • Sensibilidade à luz;
  • Problemas na percepção de cores;
  • Visão com brilho de lâmpadas ou sol;
  • Escurecimento da visão.

O diagnóstico do problema se dá por meio de uma consulta com um oftalmologista e ela só pode ser detectada por meio de um exame da estrutura interna dos olhos. Para o tratamento do problema, a única forma existente de reversão se dá por meio de uma cirurgia, considerada por especialistas como uma intervenção simples, rápida e segura.

Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI)

Também conhecida como Doença do Fundo do Olho, a DMRI acomete pessoas acima dos 50 anos. No caso deste problema, a uma ocorrência de lesão e desgaste na parte do centro da retina, conhecida como mácula, que ocasiona uma visão embaçada e faz surgir uma mancha escura no campo de visão.

Um grande problema da DMRI é o fato dela não apresentar sintomas na fase inicial, isso dificulta muito o tratamento, já que, caso a pessoa não se consulte regularmente, pode acabar descobrindo o problema quando está mais avançado. Isso dificulta as chances de normalização da visão. Os sintomas mais comuns do problema são:

  • Manchas escuras na visão;
  • Distorção da visão;
  • Necessidade de mais luz para a leitura;
  • Cores mais opacas;
  • Problema para reconhecer rostos.

Há muitas possibilidades para o tratamento e a prevenção da DMRI, como: melhora da alimentação; uso de antioxidantes; e uso de luteína. Contudo, há uma forma de tratamento conhecida como terapia fotodinâmica, que ajuda a preservar o tecido retiniano e, assim, evitar o agravamento da doença.

Quais outros problemas podem levar à cegueira?

Além das doenças que apresentamos acima, existem outras que podem ocasionar a cegueira, como o descolamento da retina e a retinopatia diabética. Contudo, para o tratamento de esses e diversos outros problemas é indispensável que você faça o acompanhamento com um oftalmologista. Clique aqui, contrate agora o MedSênior e tenha acesso a todos os nossos oftalmologistas!
foto