Central de Atendimento: 4007-2001
Marcação de Consulta - Rede Própria: 0800 840 5505 Dúvidas sobre saúde: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS | RJ

Notícias - MedSênior

Conheça 10 benefícios da ioga para a sua saúde


Se tornando mais comum entre os brasileiros, principalmente os idosos, a prática da ioga cresceu bastante nos últimos anos. A maior parte dos adeptos buscam na atividade objetivos como: desafiar o corpo e aflorar ainda mais a consciência corporal. Porém, apesar de muito famosa e procurada, os benefícios do ioga são vários, independente do grau de familiaridade do aluno com a prática.

Leia também: Mês do Idoso: 5 dicas para viver melhor

10 benefícios da ioga para a sua saúde

Exercida há mais de 5 mil anos, a ioga objetiva unir o corpo e a mente possibilitando desfrutar de um bem-estar sem igual que tem impacto positivo na saúde. Pensando nisso, separamos 10 benefícios para a sua saúde que o tal exercício proporciona. Continue a leitura e confira tudo isso agora mesmo!

1. Previne contra ansiedade e depressão

As posturas da atividade ajudam a aumentar os níveis de serotonina, conhecida também como o hormônio da felicidade. Sendo assim, a ioga é uma ótima técnica preventiva contra a depressão, ansiedade e o estresse. Outro ponto importante é que a presença de  serotonina no organismo ajuda a ter o sistema imunológico fortalecido.

2. Auxilia na perda de peso

É de suma importância termos em mente que esse ponto passa  longe de ser o principal objetivo da ioga. Contudo, tal fato não deixa de ser um benefício e enriquece ainda mais as vantagens da prática. A atividade acelera o metabolismo, regula o sono e controla o nível de açúcar no sangue. Tudo isso permite emagrecer sem esforço e em pouco tempo.

3. Aumento da concentração

Segundo os especialistas no assunto, para manter as posturas exercidas na atividade, é preciso se voltar para o momento presente e usar a respiração como foco. Quando esse treino é frequente, acaba se tornando um exercício para o cérebro, que com o passar do tempo terá maior facilidade para manter o foco não só na respiração, mas em todas as atividades do seu cotidiano.

4. Diminui a tensão da rotina

Com o estresse do dia a dia quase nunca experimentamos um relaxamento que só a ioga proporciona. Durante o exercício, você se dedica fielmente ao momento presente, tomando consciência corporal, isto é, percepção da respiração e atenção em cada movimento que o corpo executa durante as aulas de ioga. Com isso, a sua mente relaxa e tira o foco da tensão provocada pela rotina.

5. Aumenta a flexibilidade do corpo

Nas primeiras aulas, se nota uma certa dificuldade para pôr em prática as posições da ioga. No entanto, com o passar do tempo, é notável que a flexibilidade vai se desenvolvendo e facilitando a execução das posturas do exercício. Isso ocorre pois o yoga trabalha com os músculos, os deixando mais aptos e versáteis para movimentos que antes o corpo não conseguia realizar pela rigidez adquirida ao longo dos anos.

6. Melhora da respiração

Nós já mencionamos acima que a ioga foca principalmente na respiração.Tal ato pode ajudar o praticante a respirar de maneira mais lenta e profunda. Consequentemente essa atitude influencia no desempenho dos pulmões e aumenta o volume de oxigênio aspirado na respiração. Esse ponto é benéfico para todos, especialmente para os portadores de asma.

7. Combate dores na coluna

As aulas são compostas por posturas que trabalham principalmente com movimentos que demandam mais da coluna, que a tornam mais forte. Como essa região é responsável por sustentar o nosso corpo, ao ficar mais forte pode diminuir quadros de dores crônicas. Porém, se você tiver algum problema que exija cuidado, consulte o seu professor e o seu médico.

8. Sistema ósseo fortalecido 

Músculos mais fortes geram mais equilíbrio, evitam dores e doenças como artrite. E na ioga você trabalha com o fortalecimento ósseo que carrega todos esses benefícios. Com a prática regular, é possível observar melhora na densidade óssea. Isso ocorre por conta das posturas exercidas durante a aula, que fortalece os músculos do aluno. 

9. Melhora na postura

Por necessitar de estabilização de coluna durante a execução da atividade, a ioga auxilia em uma postura mais alinhada, firme e natural. Em pouco tempo você sentirá a diferença, as dores na coluna serão passado e a melhora da postura será mais visível.

10. Qualidade do sono

Auxiliando no controle do sistema nervoso, a ioga ajuda na melhora da qualidade do sono. Dormir bem é fundamental para uma vida mais saudável, uma vez que é   durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.

Leia também: Fique por dentro dos serviços oferecidos pela MedSênior na pandemia

As Oficinas MedSênior te incentivam a se exercitar

Nossas oficinas de saúde são ótimas opções para você exercitar o seu corpo e mente no dia a dia. No programa, há oficinas voltadas para cuidados com a alimentação, mente e, inclusive, incentivo de práticas de exercícios físicos. Todas as atividades são abertas para os nossos beneficiários.

Para participar das oficinas, basta entrar em contato pelo nosso número 0800 840 5505 e realizar o seu agendamento. Conheça agora mesmo esta oficina e participe! Não é beneficiário MedSênior e quer acesso a todos os cuidados do plano da terceira idade? Se torne nosso beneficiário agora mesmo e cuide melhor da sua saúde física e mental com a nossa ajuda. Para isso, basta clicar aqui!

Leia também: Plano de saúde para idosos: qual o custo e as vantagens?
foto