Notícias - MedSênior

Dia Nacional da Saúde e Nutrição: que tal repensar sua alimentação?


Você sabia que 31 de março marca o Dia Nacional da Saúde e Nutrição? A data foi instituída pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo propor a reflexão sobre como são feitas as escolhas no momento da refeição e repensar os hábitos alimentares diários dos brasileiros, até porque, uma boa alimentação tem influência direta no bem-estar e envelhecimento saudável.

Afinal, como posso ter uma alimentação saudável?
Ter hábitos saudáveis no momento da refeição não está apenas relacionado com uma alimentação equilibrada, variada e colorida, outras atitudes simples, como por exemplo, alimentar-se cotidianamente com comidas feitas no lar e tornar a cozinha e o local de refeições agradáveis, também podem ser fundamentais para gerar impactos positivos nos hábitos alimentares.

Segundo o Guia de Alimentação Saudável para a pessoa idosa, do Ministério da Saúde, consumir alimentos menos processados e tornar as refeições mais prazerosas são atitudes determinantes para aliar saúde e nutrição - isso tudo sem deixar de lado atividades físicas. Além disso, outras ações que podem ser tomadas são para garantir uma alimentação saudável e, consequentemente, um envelhecimento ativo são: 

- Checar as informações dos rótulos dos alimentos, eles dizem muito!
- Estabelecer horários regulares para as refeições;
- Dar preferência a alimentos menos gordurosos;
- Realizar, ao menos, 5 refeições diárias divididas em: café da manhã, almoço, janta e dois lanches saudáveis por dia (não pule nenhum momento!);
- Não abusar da adição de açúcar, sal e pimenta, nem do uso de enlatados;
- Planejar as refeições e utilizar medidas corretas durante o preparo dos alimentos;

Com o avançar da idade, o nosso corpo muda e exige novos cuidados, principalmente, em relação aos hábitos alimentares. Por isso, a orientação nutricional deve ser um dos principais componentes do dia a dia da Geração 49+, uma vez que a alimentação saudável previne doenças e contribui para a promoção da saúde.

Aqui, na MedSênior, cuidar de você faz parte do nosso plano.

Fonte: Dra. Giselli Prucoli, nutricionista da MedSênior, CRN4: 08100417.

Já que você descobriu o nosso blog, que tal continuar por aqui e conferir outros conteúdo sobre como ter uma alimentação saudável?
foto