Notícias - MedSênior

Dicas de higienização dos alimentos em época de Covid-19


A higienização dos alimentos deve fazer parte da nossa rotina comum, mas, por conta da pandemia, o cuidado com a limpeza dos alimentos deve ser ainda maior, pois eles podem ser uma fonte de contaminação para a Covid-19. Além disso, evita doenças como diarreia, vômito, dores abdominais, febre, botulismo, hepatite e cisticercose. Foi pensando em você que o MedSênior preparou este post com várias dicas de como fazer a higienização dos alimentos em época de pandemia. Quer se manter seguro? Continue a leitura e proteja-se.
 
#DicaDoMedSênior: evite sair de casa, mas, se isso for realmente necessário, tome todas as precauções. Se precisar comprar alimentos, faça isso online, muitos supermercados já trabalham com o sistema de delivery, deixe as compras presenciais para último caso!
 
Como fazer a higienização correta das mãos?
 
Antes de tudo, o MedSênior reforça a importância da higienização correta das mãos. Os órgãos oficiais de saúde emitem constantes alertas sobre os cuidados com a limpeza delas. Dedique um tempo de 20 a 30 segundos para o ato, sempre que chegar em casa, após tocar embalagens, após espirrar etc. Quando não puder lavar, tenha sempre com você um frasco de álcool gel 70 para desinfecção.
 
Higienização dos alimentos
 
No caso de frutas, verduras, legumes e hortaliças, a higienização pode ser feita inicialmente com água corrente, logo após, é só colocá-los de molho em uma solução com água sanitária (coloque uma colher de sopa para um litro de água), por pelo menos 15 minutos. Depois, lave novamente com água corrente e deixar secar.
 
#DicaDoMedSênior: se for armazenar na geladeira, guarde-os em um vasilhame com tampa.
 
Higienização dos alimentos industrializados
 
As embalagens de produtos industrializados têm contato com diversas pessoas, desde a fábrica até o momento em que ficam disponíveis nas prateleiras dos pontos de venda. Isso aumenta o risco de contaminação. Latas, garrafas, e potes podem ser lavados normalmente com água e sabão ou higienizados com um pano limpo com álcool gel.
 
#DicaDoMedSênior: alguns produtos vêm em embalagens de papelão, o que dificulta a higienização. Você pode descartá-las e colocar o conteúdo em um pote de plástico ou vidro.
 
 
Fonte: Dra. Giselli Prucoli - Nutricionista do MedSênior - CRN4: 08100417
 
Gostou das dicas? Separamos mais dois conteúdos que, com certeza, você também vai adorar. Veja:

 

 

 

foto